PUBLICIDADE

10 coisas que quem vai prestar o Enem 2017 precisa saber

Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a encarar melhor essa expectativa do ENEM toda. Confira!

6 ago 2017 - 21h02
(atualizado em 5/10/2022 às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Tem um ano das nossas vidas (às vezes até dois ou três!) que uma palavrinha insistente vibra todos os dias na nossa cabeça: ENEM!

A impressão que se tem é que o  Enem está sempre próximo, seja em janeiro, seja em outubro. É um dos concursos mais importantes da vida de um estudante, e muitos passam o ano inteiro se preparando para o exame.

Sabendo disso, o Enem Virtual preparou 10 dicas para ajudá-lo a encarar melhor essa expectativa toda. Confira:

ENEM 2017
ENEM 2017
Foto: Enem virtual

1. Saiu o edital!

Assim que sair o edital do Enem, faça o download do arquivo e leia com atenção máxima pelo menos duas vezes. Se achar melhor, imprima e destaque os pontos principais. O documento traz orientações detalhadas sobre procedimentos (inscrição, taxas, datas e horários das provas) e conteúdo das provas. É um textão (quase 100 páginas, em média) chato de ler, mas essencial para ajudá-lo a estar bem preparado para o exame.

Leia uma terceira vez algumas semanas antes do exame, pra ver se está tudo em ordem ou se não deixou escapar algum assunto.

2. O exame

As provas do Enem são divididas em quatro áreas de conhecimento, além da Redação:

-Matemática e suas Tecnologias: Matemática (raciocínio lógico e cálculo).

-Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Biologia e Física.

-Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

-Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Como superar a ansiedade na hora das provas do Enem:

 3. A Redação

Uma redação bem escrita, coerente e bem argumentada pode garantir um super desempenho no Enem, mesmo para quem não tiver se saído bem em uma prova ou outra.

É a única prova em que se pode atingir os 1000 pontos e garantir assim uma boa nota geral. Portanto, fuja da ideia de que é "fácil escrever sobre temas atuais". Estude, pratique e escreva bastante sobre os assuntos que possam cair naquele ano. Lembre-se que a redação exige conhecimentos mais profundos do que aquele post que você viu no Facebook.

4. Faça um exercício de adivinhação: qual será o tema desse ano?

Em geral, a redação trata de temas bastante amplos, que tenham impacto social, ecológico ou político.

Aqui a dica é: liste uma série de temas importantes que estejam acontecendo no momento e que podem virar tema. Em seguida, comece a desenvolver um texto sobre cada um deles.

Reserve pelo menos uma hora para fazer a redação.

No texto, não use  gírias, palavrão, manifestações de racismo ou preconceito.

Jamais escreva menos de sete linhas nem fuja do tema.

5. Controlar o tempo é fundamental

O Enem é realizado em dois dias (um final de semana) e tem 4 provas objetivas, de 45 questões cada. No primeiro dia, você terá quatro horas e meia para resolver 90 questões. No segundo, terá cinco horas e meia para resolver a mesma quantidade de questões e mais uma hora para a redação.

Em média, você terá cerca de três minutos para responder cada pergunta e uma hora para estruturar a ideia, escrever  e passar a limpo a redação.

6. Segredos que ajudam a melhorar o desempenho

Comece a prova pelas matérias que você mais gosta.

Resolva as questões mais fáceis primeiro, tire-as logo do seu caminho e economize tempo para resolver as mais complexas ou as matérias com as quais tem mais dificuldade.

Mantenha o olho vivo nas "pegadinhas" e redobre a atenção naquelas que parecem fáceis demais - às vezes escondem um truque para testar interpretação de texto, por exemplo.

7. A concorrência

Junto a você, outros 9 milhões de alunos de todo o Brasil estarão batalhando por uma das 180 mil vagas oferecidas pelas universidades públicas brasileiras. Embora o Enem, em si, não seja uma prova de processo seletivo, o desempenho no Exame vale para tentar uma vaga em universidade pública ou bolsa de estudos em faculdade privada, sem precisar fazer o vestibular.

Por isso, é tão importante alcançar uma boa nota no Enem. No Sisu e no ProUni concorrência é grande, principalmente entre os cursos mais tradicionais como Medicina, Direito e as Engenharias.

8. Esteja atento, sempre!

Por falta de atenção, cometemos alguns erros graves no dia da prova. Veja algumas dicas para não pisar na bola:

O Enem permite apenas o uso de caneta esferográfica preta, com corpo transparente.

Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova. Tirar foto do cartão do respostas, então, é desclassificação na hora. Postar nas redes sociais também. Não se deixe levar por essas tentações. O MEC monitora as redes sociais para encontrar quem publica conteúdo indevido do Enem.

Veja onde será realizada a sua prova e saia de casa com bastante antecedência. Os portões fecham às 13h pontualmente e depois desse horário ninguém mais entra. Ninguém mesmo!

Deixe em casa todos os itens proibidos: bonés, chapéus, gorros e calculadoras.

Leve lanches leves para comer durante o exame, se sentir fome: frutas, sucos, barrinhas de cereal, biscoitos

9. Estude o ano todo

O Enem cobre matérias dos três anos do ensino médio. Programe uma rotina de estudos que permita rever todo o conteúdo continuamente ao longo de todo o ano.

Se você estiver lendo esta dica  já próximo do Enem, é melhor concentrar seus esforços em vez de revisar absolutamente todo o conteúdo das três séries.

Em qualquer um dos casos, pegue as provas dos anos mais recentes e resolva as questões. Essa é uma boa maneira de refrescar a memória e também descobrir quais disciplinas você já domina e quais precisa de reforço na reta final.

10. Não exagere na véspera!

O Enem é uma prova longa e cansativa - um desafio físico e mental. São 180 questões e poucas horas para resolver tudo. O segundo dia, que ainda tem a prova de Redação, tende a ser ainda mais desgastante.

A dica aqui é: não exagere na véspera do exame.

Nada de virar a noite revisando matérias. Faça uma revisão geral antes de dormir e depois de acordar. Chegar descansado e bem disposto intelectualmente para encarar a maratona podem ser garantia de um bom desempenho.

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do ENEM para o vestibular:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade