Alemanha encontrou a solução mais alemã possível para seus problemas de produtividade: trabalhar mais
Proposta é eliminar feriados para aumentar a produtividade. Eliminar apenas um poderia acrescentar 8,6 bilhões ao PIB
A Alemanha foi considerada durante décadas a locomotiva econômica da Europa. No entanto, atualmente, atravessa uma crise que surpreende analistas e especialistas. O modelo que permitiu ao país prosperar com jornadas de trabalho reduzidas e impulsionar sua produtividade parece ter chegado ao limite. Os líderes alemães buscam novas fórmulas para recuperar o crescimento perdido e parecem ter encontrado uma possível solução: trabalhar mais.
Nos últimos meses, o debate econômico se intensificou sem que as autoridades alemãs conseguissem encontrar uma resposta para sair do estancamento econômico. No entanto, círculos empresariais da Baviera, no sudeste da Alemanha, apontam que a solução pode ser simples: aumentar as horas anuais de trabalho. Como? Eliminando um dos feriados religiosos do calendário alemão.
Segundo o jornal Welt, o próprio chanceler federal, Friedrich Merz, estaria de acordo com essa afirmação: "Neste país, temos que voltar a trabalhar mais e, sobretudo, de forma mais eficiente", declarou o mandatário, em palavras que mais tarde amenizou: "mas, na Alemanha, temos grupos, sobretudo entre a geração mais jovem, que trabalham muito".
Eles já tentaram de tudo
Os testes-piloto da semana de quatro dias de trabalho não conseguiram proporcionar o impulso de produtividade que o país precisa. O chanceler Merz alertou recentemente: "Com a semana de quatro dias e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, não conseguiremos manter a prosperidade deste país", declarou o ...
Matérias relacionadas
Noruega busca incentivar jovens a trabalhar com redução seletiva de impostos
O medo não era perder o emprego pra IA — era ficar preso no começo enquanto ela avança