PUBLICIDADE

Apple vai oferecer curso gratuito de IA para estudantes no Brasil

Apple anuncia curso de IA na Developer Academy para estudantes e ex-alunos em 6 países, com ensino de programação e criação de modelos de aprendizado de máquina

21 jun 2024 - 20h51
(atualizado em 22/6/2024 às 02h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple vai oferecer um curso gratuito de IA para estudantes e ex-alunos da sua Apple Developer Academy no Brasil e em outros cinco países — Indonésia, Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Estados Unidos. A partir do segundo semestre, o currículo da Academy incluirá um módulo dedicado à inteligência artificial para que os participantes aprendam e desenvolvam habilidades em ferramentas desse tipo de tecnologia.

Foto: Laurenz Heymann/Unsplash / Canaltech

O programa pretende equipar tanto estudantes quanto mentores com habilidades essenciais para a criação e implementação de modelos de aprendizado de máquina em dispositivos Apple.

Formação em IA na Apple Developer Academy

Estudantes e ex-alunos de 18 Developer Academies ao redor do mundo terão acesso a um currículo personalizado, focado em IA, programação, design, habilidades profissionais e marketing. A iniciativa visa preparar os participantes para contribuir em suas comunidades locais, em empresas e no mercado global de aplicativos.

Segundo a vice-presidente de Worldwide Developer Relations da Apple, Susan Prescott, a programação é uma "linguagem universal" que capacita desenvolvedores, criadores e empreendedores a criarem experiências inovadoras. "Com a introdução do currículo dedicado em IA e outras tecnologias novas, estamos ansiosos para ver o que os estudantes criarão e compartilharão com o mundo e suas comunidades", disse a executiva no blog da companhia.

Os cursos vão cobrir desde os conceitos básicos até a criação e o treinamento de modelos de IA a partir de tecnologias como o Core ML. Os cursos terão ainda tarefas práticas e orientação de centenas de mentores, além do apoio de uma rede global de mais de 12 mil ex-alunos.

Apple anuncia formação em IA em 18 Developer Academies ao redor do mundo (Imagem: Medhat Dawoud/Unsplash)
Apple anuncia formação em IA em 18 Developer Academies ao redor do mundo (Imagem: Medhat Dawoud/Unsplash)
Foto: Canaltech

Segundo a Apple, com as tecnologias e APIs apresentadas na WWDC24, os estudantes terão acesso a ferramentas avançadas como o Xcode 16, que promete aumentar a produtividade dos desenvolvedores. Além disso, o Swift Assist e o Swift 6 apresentam novos recursos que vão melhorar a clareza do código e proporcionar um ambiente de aprendizado mais eficiente e inovador.

No comunicado, a Apple reforça a sua missão de apoiar os estudantes em todas as etapas de sua jornada, desde a introdução aos conceitos básicos no programa Foundations até o desenvolvimento avançado de habilidades nas Developer Academies.

De acordo com a empresa, o novo currículo com formação em IA será oferecido aos estudantes e ex-alunos do programa Developer Academy, enquanto amplia as oportunidades para desenvolvedores, designers e empreendedores que querem começar uma carreira na economia de apps para iOS e outros setores.

Academias no Brasil

A Apple não divulgou a quantidade de vagas para o Brasil nem quando serão abertas as inscrições para o curso, mas informou as instituições brasileiras que vão oferecer a formação — são elas:

  • Universidade Católica de Brasília (UCB) — Brasília;
  • Instituto Eldorado — Campinas;
  • PUC-PR — Curitiba;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) — Fortaleza;
  • Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) — Manaus;
  • PUC-RS — Porto Alegre;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) — Recife;
  • PUC-RJ — Rio de Janeiro;
  • Mackenzie — São Paulo;
  • Senac — São Paulo.

Conhelça também os cursos gratuitos da IBM em introdução à IA e programação.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade