PUBLICIDADE

Inep prorroga prazo para inserir foto no sistema do Enem

Inscritos terão até o dia 08/10 para inserir imagem de identificação na Página do Participante. Quem já anexou a foto não precisa alterá-la

1 out 2020 - 20h29
(atualizado em 2/10/2020 às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Após diversas reclamações sobre a dificuldade de inserção da foto da inscrição no sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, os inscritos para a prova terão até as 23h59 do dia 8 de outubro para inserir a fotografia pessoal no sistema, por meio da Página do Participante. O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por mais uma semana, em função do volume de acessos ao sistema em um único dia.

MEC divulga novo calendário da prova do ENEM, fotos ilustrativas, na cidade de São Paulo, SP, nesta quarta feira, 08
MEC divulga novo calendário da prova do ENEM, fotos ilustrativas, na cidade de São Paulo, SP, nesta quarta feira, 08
Foto: Adailton Damasceno / Futura Press

A prorrogação tem o objetivo de garantir a realização do procedimento por parte dos inscritos. Participantes que já incluíram a foto anteriormente não precisam repetir a operação.

A vestibulanda de Medicina Thayane Silva do Carmo, 29 anos, vê o Enem como a principal forma de ingresso nas universidades. Ela cursava Enfermagem mas optou por mudar de carreira.

"A pandemia e os estudos individuais já estão sendo difíceis, a ansiedade aumenta na medida que vai chegando perto da prova. Aí li hoje a notícia que seria o último dia e corri pro site pra mandar a foto. Estou desde as 17h tentando entrar e nada. Aí bate o desespero de ter a possibilidade de ser excluída do processo por isso. Eu fico mais aliviada (com o adiamento), mas não com menos raiva. Mesmo que tenham consertado, as horas de tentativa em vão nos deixam muito nervosos", diz ela que irá prestar a prova em Curitiba (PR).

Em nota, o Inep alertou que é importante estar atento aos critérios da foto, que deve ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. "Não serão permitidas fotografias de pessoas com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. A foto deve mostrar o rosto inteiro do participante, com boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB)". As imagens em PDF não serão aceitas.

O Estadão fez uma reportagem mostrando como inserir o arquivo na inscrição do ENEM em quatro passos. Para tirar dúvidas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece uma Central de Atendimento no número: 0800 616161.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade