PUBLICIDADE

Brasileiras são finalistas de torneio mundial de tecnologia

Alunas da rede pública de Pernambuco criaram um aplicativo para celular que mostra a importância de se economizar água

7 jul 2015 - 09h37
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Um problema mundial grave que pode ser minimizado por meio de um aplicativo para celular. Foi com esse pensamento que um grupo de alunas de uma escola pública de Pernambuco criou um aplicativo para celular que mostra como é importante economizar água. O aplicativo, desenvolvido para dispositivos Android, chegou à final de uma competição mundial de tecnologia disputada por meninas de 28 países, o Technovation Challenge 2015, apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Siga Terra Educação no Twitter

Desenvolvido por cinco alunas (Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz) de ensino médio da Escola Técnica Estadual Cícero Dias / NAVE Recife, da rede pública de Pernambuco, o aplicativo tem como principal objetivo criar uma consciência ambiental nas crianças. No jogo, a personagem Vitória tem que fechar torneiras, uma atrás da outra, antes que a água do prédio em que mora acabe. 

Aplicativo que mostra a importância de se economizar água foi criado por alunas pernambucanas
Aplicativo que mostra a importância de se economizar água foi criado por alunas pernambucanas
Foto: iStock

Chamado de The Last Drop (A Última Gota, em tradução livre), o aplicativo de origem pernambucana ficou entre os seis finalistas da competição tecnológica, que foi criada com o intuito de desafiar meninas em idade escolar a conceber e lançar um aplicativo móvel que resolva problemas de suas comunidades. 

A final foi diante de jogos desenvolvidos por equipes dos Estados Unidos, Índia e Nigéria. A premiação ocorreu no dia 25 de junho em São Francisco, na Califórnia, mas as brasileiras acabaram não vencendo. O prêmio de 10 mil dólares foi para uma equipe nigeriana.

Música de Clarice Falcão vira “Stop Motion”:
Terra em Toronto: Aquário é atração para turistas no Pan:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade