PUBLICIDADE

Abertas inscrições para congresso de jornalismo de educação

Evento, online e gratuito, vai discutir as desigualdades aprofundadas pela pandemia

21 set 2021 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Estão abertas as inscrições para o 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que vai discutir este ano as desigualdades durante e após a pandemia de covid-19 no Brasil. O evento será online e gratuito. Ele é promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e vai de 27 de setembro a 1 de outubro.

As mesas vão debater as desigualdades raciais, sociais, de gênero, já presentes na sociedade e na educação brasileira, mas que foram aprofundadas por causa da pandemia. A repórter especial e colunista de Educação do Estadão, Renata Cafardo, vai falar sobre o especial A Volta da Escola, em um painel que discutirá grandes reportagens do ano sobre o tema. O trabalho, apresentados em texto e podcast, acompanhou por seis meses os desafios da abertura de uma escola estadual na periferia de São Paulo. Renata também é fundadora e vice-presidente da Jeduca.

Entre os outros participantes confirmados, estão o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, a diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, o ator e humorista Hélio de La Peña, e os jornalistas Miriam Leitão, Tatiana Vasconcellos, Jairo Marques e Adriana Carranca. Entre os panelistas internacionais estão Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra e Douglas Ready, da Universidade de Columbia.

Para se inscrever e ver a programação completa é só entrar no site do congresso. Haverá mesas sempre pela manhã e no início da tarde. O congresso terá também mini-cursos sobre educação inclusiva e Lei de Acesso à Informação (LAI), entre outros.

A Jeduca foi criada em 2016 e é uma associação sem fins lucrativos fundada por jornalistas para apoiar colegas que façam matérias sobre educação, por meio de guias, cursos, webinários, editais de reportagem e com uma editora pública gratuita à disposição dos associados. A missão é fortalecer o jornalismo de educação, área essencial para o desenvolvimento do País. O congresso é aberto ao público em geral.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade