PUBLICIDADE

A leitura da Carta aos Brasileiros e mais atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

12 ago 2022 - 10h30
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.

Carta pela Democracia
Carta pela Democracia
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil / Guia do Estudante

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

A leitura da carta em defesa da democracia na Faculdade de Direito da USP

Nesta quinta-feira (11), centenas de pessoas reuniram-se no Largo São Francisco, em São Paulo, para ouvir a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. O documento critica os "ataques infundados e desacompanhados de provas que questionam a lisura do processo eleitoral". Mesmo sem fazer menção ao presidente Jair Bolsonaro, o documento é uma crítica a ele e seu governo.

Redigida pela Faculdade de Direito da USP, a nova Carta aos Brasileiros faz alusão a uma outra carta lançada pela instituição em 1977, que condenava a Ditadura Militar e pedia a volta da democracia. Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica a importância histórica do documento.

Dia do Estudante é marcado por manifestações pró-democracia

Também não é à toa que a Carta aos Brasileiros foi lida justamente nesta quinta-feira, dia 11 de agosto. A data marca o aniversário de fundação da Faculdade de Direito da USP, uma das primeiras instituições de Ensino Superior do Brasil. E Foi a criação do primeiro curso de Direito que determinou a criação do Dia do Estudante.

Em referência à data, estudantes de todo o Brasil foram às ruas nesta quinta (11) manifestar-se em defesa da educação.

O GUIA DO ESTUDANTE relembra, neste texto, quatro momentos em que os estudantes mudaram os rumos da História do país.

Senado aprova fim da autorização do parceiro para laqueadura e vasectomia

De acordo com a legislação atual, homens e mulheres que desejam realizar procedimentos de esterilização - laqueadura ou vasectomia - precisam de autorização do cônjuge. Mas a regra está a um passo de mudar. Esta semana, o Senado aprovou um projeto de lei que acaba com a exigência, além de diminuir a idade mínima para realização do procedimento de 25 para 21 anos.

O projeto já passou pela Câmara e, por isso, só precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro para ganhar força de lei. A mudança foi vista como um grande avanço pelo movimento feminista, que reivindica a autonomia das mulheres sobre os próprios corpos.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE aponta como a extinção de políticas públicas e mudanças na legislação colocaram em risco a promoção da igualdade de gênero nos últimos anos.

Primeira-dama, Michele Bolsonaro, dissemina intolerância religiosa

No início desta semana, a primeira-dama, Michele Bolsonaro, compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva aparece em um ritual de purificação da umbanda, religião de matriz africana. A postagem era acompanhada de uma legenda afirmando que Lula já havia "entregado sua alma" para vencer as eleições.

Discursos como este reforçam estereótipos, preconceitos e estimulam a intolerância religiosa, que já foi, inclusive, tema de redação no Enem em 2016. O GUIA DO ESTUDANTE explica aqui como funciona a liberdade religiosa no Brasil e o que é preciso fazer para assegurá-la.

Último dia de inscrição para o Fies 2022/2

Estudantes que desejam financiar a graduação em faculdades particulares têm até esta sexta-feira (12) para se inscreverem no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O programa é voltado para os que tem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos e permite financiar cursos a juros zero.

Para participar, é necessário ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, obtido nota maior que 450 nas provas e não ter zerado a redação. Clicando aqui você confere em detalhes o que é e como funciona o Fies.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade