PUBLICIDADE

A escalada da violência política e outras atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

15 jul 2022 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício de cidadania.

Manifestação em Brasília pede justiça pelo assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira
Manifestação em Brasília pede justiça pelo assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira
Foto: Andressa Anholete/Getty Images / Guia do Estudante

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1. Guarda municipal filiado ao PT é morto por policial bolsonarista no Paraná

Marcelo Arruda, guarda municipal e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi morto na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, no último sábado (9) enquanto comemorava seu aniversário. A festa, que tinha como tema o PT, foi invadida pelo policial penal Jorge José da Rocha Guaranho que matou Marcelo a tiros. O policial já havia entrado na festa mais cedo e ameaçado matar todos os convidados, enquanto gritava "aqui é Bolsonaro". Mesmo depois de baleado, Marcelo Arruda revidou e atirou três vezes contra o agressor, que neste momento está internado e estável.

O presidente Jair Bolsonaro, que foi nominalmente citado pelo policial, disse dispensar o apoio de pessoas violentas, mas acusou a imprensa de tentar desgastar o seu governo ao repercutir o caso.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica quais são os tipos de violência existentes e o que é necessário fazer para combatê-la.

2. Médico é preso por dopar e estuprar gestante durante o parto

O médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso em flagrante na noite de domingo (10), acusado de dopar e estuprar uma gestante durante um parto cesárea em São João do Meriti, na Baixada Fluminense. O abuso foi denunciado por enfermeiras, que desconfiaram das atitudes do médico durante outras cirurgias e resolveram posicionar um celular escondido para gravá-lo. O anestesista sempre se posicionava fora do campo de visão do restante da equipe durante os procedimentos.

Depois da primeira denúncia, outras mulheres procuraram a polícia. Elas suspeitam que também foram abusadas pelo médico.

O GUIA DO ESTUDANTE explica neste texto o que é e como opera como opera a cultura do estupro.

3. Rússia diz que pode interromper funcionamento de gasoduto e Europa teme boicote

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (13), que pode interromper o funcionamento do gasoduto Nord Stream 1, que leva gás natural a boa parte da União Europeia. O país, que está em guerra com a Ucrânia, justifica que tudo não passa de um problema técnico: uma turbina danificada teria sido enviada ao Canadá para reparos e ainda não foi devolvida.

Países europeus, no entanto, temem que o movimento seja um boicote em resposta às sanções que tem sido impostas à Rússia. Desde o início da Guerra na Ucrânia, o fornecimento de gás russo à União Europeia já caiu em 40%. Alemanha, Itália e França estão entre os países que mais dependem do recurso.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica a importância do gás natural da Rússia para os países europeus e como a questão energética pode influenciar os rumos da Guerra na Ucrânia.

4. Anvisa aprova o uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

Na quarta-feira (13), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos. A decisão foi unânime entre os diretores da agência. O Instituto Butantan já havia tentado a liberação antes, no início do ano, mas os dados eram insuficientes à época. Outros países ao redor do mundo, como Chile, Estados Unidos e China já estão vacinando crianças nesta faixa etária. Um estudo do Observatório da Primeira Infância da Fiocruz indica que ao menos duas crianças de até 5 anos morreram diariamente em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia.

O GUIA DO ESTUDANTE explicou, neste texto, quais são os tipos de vacinas existentes e  qual a tecnologia utilizada para a fabricação da Coronavac e de outros imunizantes contra a covid-19.

5. Telescópio James Webb registra imagens impressionantes do espaço

Imagens registradas pelo telescópio James Webb, operado pela NASA e em órbita desde dezembro do ano passado, deixaram a internet em alvoroço nesta semana. A primeira foto divulgada pela agência mostrava uma infinidade de pontos brilhantes em movimento: eram nada menos que o aglomerado de galáxias conhecido como SMACS 0723, localizado a 4,6 bilhões de ano luz da Terra. Outras imagens impressionantes foram divulgadas ao longo da semana.

O James Webb é o mais poderoso telescópio que orbita a Terra hoje. Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica quais mistérios do universo já foram desvendados graças a ajuda de telescópios como o Webb.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade