PUBLICIDADE

7 das 10 melhores universidades da América Latina são brasileiras

USP, Unicamp e Unifesp são as universidades brasileiras mais bem colocadas no ranking

16 jul 2022 - 10h54
Ver comentários

O Brasil abriga sete das dez melhores universidades da América Latina. Isso é o que aponta o THE Latin America University Ranking, divulgado nesta sexta-feira (14). Os números foram levantados pelo Times Higher Education (THE), que compila dados de 197 universidades espalhadas por 13 países. O ranking das latino-americanas é encabeçado pela Pontíficia Universidade Católica do Chile, seguida da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

vista aérea, praça do relógio USP
vista aérea, praça do relógio USP
Foto: George Campos / USP Imagens/Reprodução / Guia do Estudante

Das sete universidades brasileiras que aparecem nas dez primeiras posições do ranking, seis são públicas.

-
-
Foto: Jornal da USP/Reprodução / Guia do Estudante

O ranking coloca o Brasil como o país mais bem colocado no que se refere à pesquisa e ensino, além de contar com a maior média geral entre todos os países participantes - 51,3 em 100. Ao todo, o Brasil é o país que aparece mais vezes no THE Latin America University Ranking, com 73 universidades, seguido pelo Chile (30), Colômbia (29), México (26), Equador (13) e Peru (10).

Este é o sexto ano consecutivo que a USP aparece como segunda melhor universidade da América Latina. Outras brasileiras, como a Unifesp e a UFSC, também se destacaram ao saltar cinco posições em relação ao ano passado.

Para elencar as instituições, o THE Latin America University Ranking considera aspectos como citações acadêmicas, empregabilidade, perspectivas internacionais, ensino, pesquisa e outros.

Guia do Estudante
Publicidade
Publicidade