PUBLICIDADE

1881: Nascia o físico e filósofo alemão Friedrich Dessauer

19 jul 2017 - 04h32
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A 19 de julho de 1881 nascia Friedrich Dessauer, inovador da medicina, cientista notável, empresário engajado e um dos pioneiros da radiologia.

Friedrich Dessauer nasceu em Aschaffenburg, norte do estado da Baviera, como nono filho de um conselheiro comercial. Em 1899, começou a estudar Eletrotécnica e Física em Munique e Darmstadt. Ele próprio desenvolveu aparelhos para radiografia e radiologia, instalados num laboratório que criou especialmente no ano de 1900 (Laboratório Eletrotécnico de Aschaffenburg - ELA).

A partir de 1906, Dessauer passou a dirigir o Instituto de Eletrotécnica de Frankfurt, que fundiu no ano seguinte com o de sua cidade natal, chegando a ter temporariamente 500 funcionários. Paralelamente a atividades em diversos institutos e universidades, participou ativamente na política, sendo deputado pelo Partido de Centro, no Reichstag em Berlim, entre 1924 e 1933.

Devido às críticas ao regime nazista, em 1933 ele foi preso várias vezes e afastado de todos os cargos. No ano seguinte, mudou-se para Istambul, na Turquia, onde criou o Instituto de Radiologia e Biofísica, que dirigiu por três anos. Depois disso, assumiu a direção do Instituto de Física na Universidade de Friburgo, na Suíça, retornando a Frankfurt em 1953.

Pioneirismo na radiologia

O raio-X havia sido descoberto em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923). Friedrich Dessauer, hoje patrono de várias escolas e instituições educacionais e científicas na Alemanha, começou a divulgar os resultados de suas pesquisas com radiação em 1898.

Em 1903, publicou o Compêndio do Sistema Radiológico, e cinco anos mais tarde, foi um dos pioneiros na descrição de efeitos terapêuticos dos raios-X. Nas suas obras Energia nuclear e bomba atômica ou A alma na esfera da técnica procurou conciliar duas áreas aparentemente distintas, as ciências naturais e a filosofia.

Ele também foi o primeiro na época a associar pesquisas nos âmbitos da física e biologia, no Instituto de Biofísica de Frankfurt do Meno (hoje do Instituto Max Planck). Friedrich Dessauer faleceu em 16 de fevereiro de 1963, na idade de 82 anos, em Frankfurt. (rw)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade