PUBLICIDADE

Vinhos, negócios e turismo na Serra gaúcha

Feira internacional será oportunidade para conhecer a maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil

11 jul 2018 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários

Principal destino enoturístico do Brasil, a Serra gaúcha reúne atrativos que conquistam visitantes do país inteiro e também de fora dele. São opções como rotas históricas, roteiros de cicloturismo, tour de compras, turismo de aventura, rotas gastronômicas e, principalmente, as inúmeras possibilidades no mundo dos vinhos.

Foto: DINO

Inserida nesse cenário, Bento Gonçalves foi a escolhida para abrigar a Wine South America - feira internacional de negócios direciona ao setor vitivinícola. A cidade é o principal polo de produção nacional do vinho - oferecendo aos visitantes a experiência única de conhecer não só os melhores rótulos produzidos na região, o potencial, a qualidade e a estrutura da cadeia produtiva - mas, sobretudo, a história por trás de cada garrafa. Em meio a paisagens deslumbrantes, o público pode realizar visitas técnicas, descobrir o local onde são cultivadas as uvas e a forma como os vinhos são elaborados - com a melhor combinação entre tradição e inovação, zelo artesanal e apuro tecnológico.

Local estratégico para a realização da feira, a Serra gaúcha responde por cerca de 85% da produção nacional de vinhos, aproveitando o solo basáltico e o clima temperado, úmido e com noites amenas para cultivar uvas com personalidade forte. A região abrange as quatro áreas de produção enológica certificadas do país - tendo no roteiro passagens obrigatórias como os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Farroupilha e outros.

POR QUE VISITAR A WINE SOUTH AMERICA

Promovida pela Milanez & Milaneze, subsidiária da italiana Veronafiere, que promove a Vinitaly, a WSA reunirá as principais vinícolas brasileiras e prestadores de serviços para o segmento vitivinícola reunidos com foco em negócios, networking e conhecimento. Expositores e especificadores terão a oportunidade de promover o consumo e a comercialização dos produtos da indústria sul-americana de vinhos, especialmente brasileira, mirando na internacionalização do setor. Também haverá espaço para produtores de café, destilados, azeite e olivicultores.

Entre os visitantes, são aguardados empresários, importadores, distribuidores, enólogos, sommeliers, pesquisadores e consumidores. Além das novidades levadas pelos expositores, a feira terá uma programação com cursos e degustações. Outro atrativo são as palestras técnicas conduzidas por profissionais de gabarito internacional.

CAPITAL BRASILEIRA DA UVA E DO VINHO

Experiências turísticas diferenciadas, conforto de bons hotéis e pousadas, deliciosa culinária e roteiros turísticos para todas as idades fazem de Bento Gonçalves um destino inesquecível. Considerada a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, a cidade está localizada a 122 quilômetros de Porto Alegre (RS). É a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência e também Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos, cenário que já foi palco para gravação de filmes e telenovelas, bem como escolhida para integrar a Cidade do Vinho. O local reúne dezenas de vinícolas, hotéis, restaurantes, lojas e outros atrativos para acolher os turistas. Entre as rotas: Caminhos de Pedra; Vale do Rio das Antas; Cantinas Históricas; Encantos de Eulália e outras.

GARIBALDI

O município de Garibaldi é conhecido como 'Capital Brasileira do Espumante', reservando atrativos que conquistam pelo charme da vida no interior. A cidade preserva a arquitetura histórica da colonização italiana - perfeita para passear, fazer compras, tomar café da tarde, curtir o mirante no alto de um vale e tirar fotos de cartão postal. Mas o destaque mesmo fica para as experiências nas vinícolas, como degustação às cegas, cinema a céu aberto, harmonizações com chocolates e visitas guiadas. Destaques: Rota dos Espumantes; Via Orgânica; Passadas - a arquitetura do olhar; Estrada do Sabor.

FLORES DA CUNHA

O município é contornado por belezas naturais, praças aconchegantes, igrejas, torres, cascatas, farta gastronomia e vinhos que exalam o perfume da uva. No turismo, são cinco roteiros turísticos encantadores: Apromontes (visitação e degustação às vinícolas da rota); Caminhos da Colônia (rota enogastrônomica que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul); Melhor Idade (atrações para pessoas acima de 60 anos); Compassos da Mérica, Mérica (roteiro rural) e Vales da Serra (atrações integradas dos municípios Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos).

PINTO BANDEIRA

Destino para quem quer passar bem, admirar a natureza, provar boa comida e degustar ótimos vinhos e espumantes. Com apenas três mil habitantes, o pequeno município possui excelente terroir para o cultivo de uvas que dão origem a espumantes de excelência, além de reunir atrativos como wine bar, jardins e passeios em meio à natureza na sede de vinícolas conceituadas.

FARROUPILHA

O município é berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul, recebendo as primeiras famílias de imigrantes vindas da província de Milão. Além de oportunidade para conhecer de perto o cultivo de uvas, tem atrativos turísticos como paisagens rurais, uma antiga ferraria movida por roda d'água e conhecer o sistema de trabalho dos minifúndios do interior. Outra opção é o Vale Trentino, perfeito para conhecer cantinas, degustar excelentes vinhos e sucos e ainda conhecer o processo de maturação da uva para a fabricação do vinho.

VERANÓPOLIS

Investe no turismo de experiências. Localizado no Vale das Antas, o município tem mirantes de tirar o fôlego, como o do Espigão ou da Cascata dos Três Monges. Impossível passar por Veranópolis sem conferir o Restaurante Giratório, na BR-470, junto ao Mirante da Serra (torre com quase 80 metros de altura). Além de se fartar com boa gastronomia, não poderiam faltar atrações envolvendo a bebida símbolo da Serra gaúcha. São cerca de três vinícolas produtoras com atendimento ao público e degustação de produtos.

NOVA PÁDUA

Município com cerca de três mil habitantes e com boa parte da economia movimentada por 27 vinícolas, que juntas produzem mais de 5,5 milhões de litros de vinho por ano. Vale conhecer a Capela das Almas e a história curiosa sobre seu nome. Indispensável conferir o Cachoeirão do Rio das Antas. A travessia de balsa também é um roteiro imperdível e as cantinas e adegas completam o charme interiorano da cidade.

Website: http://winesa.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade