PUBLICIDADE

DINO

Vacinação contra a raiva não irá ocorrer em Jundiaí e cidades da região

Mesmo sem a campanha de vacinação gratuita, médica veterinária destaca a importância de levar cães e gatos para serem vacinados todo ano

9 ago 2019 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha de vacinação contra a raiva não será realizada pela Prefeitura de Jundiaí no mês de agosto. Outras cidades da região, como Jarinu, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Sorocaba também não poderão contar com as vacinas gratuitas este ano.

Foto: DINO / DINO

O motivo é que o Ministério da Saúde não fez o repasse das vacinas para o estado de São Paulo. A orientação para quem tem cães e gatos em casa é que procure uma clínica veterinária particular para imunizar o animal.

Aline Cristina de Oliveira, Médica Veterinária na Vetcare, Clínica Veterinária localizada em Jundiaí-SP, explica que a vacinação anual de cães e gatos é a única prevenção comprovada contra a raiva. "Os tutores devem ficar atentos e lembrar que além da raiva não estar erradicada no Brasil, e na região de Jundiaí existe a presença de morcegos, um dos principais transmissores da doença", afirma.

A importância da vacinação contra a raiva

A vacinação em cães e gatos tem importância zoonótica, ou seja, uma doença que pode ser transmitida ao ser humano. A vacina garante a manutenção de controle da raiva nos animais domésticos e consequentemente nas pessoas.

"Ela deve ser aplicada nos pets a partir dos três meses de idade e reaplicada anualmente", diz a especialista.

Aline afirma que o cuidado dos tutores deve ser ainda maior caso eles viagem com seus pets para locais onde há presença de animais silvestres, como fazendas e sítios, por exemplo.

Sinais da raiva em pets

Caso o animal contraia a doença, é possível que ele apresente sinais neurológicos, como agressividade, excitação, confusão mental, sensibilidade à luz, convulsão ou paralisia ou paresia.

A veterinária conta que é muito comum que ocorra a raiva agressiva. "Nestes casos, o animal pode morder o dono ou se morder, esconder-se em locais escuros e pode apresentar dificuldade para deglutir ou sensibilidade à luz", diz. Em outros casos, o animal pode apresentar paralisia, não conseguir andar ou se mexer.

Ao apresentar esses sintomas, o centro de controle de zoonose (CCZ) da cidade deve ser acionado. "O vírus da raiva é fatal nos animais, por isso a prevenção com a vacinação é tão importante", destaca Aline. A especialista recomenda que os animais que ainda não foram vacinados neste ano devem ser levados a um médico veterinário de confiança.

Sobre a Clínica Vetcare

A Clínica Vetcare nasceu em Jundiaí-SP, e nasceu do sentimento de que os animais merecem e devem receber atendimento, carinho e cuidado, em um ambiente acolhedor e familiar.  

Sobre a especialista

Aline Cristina de Oliveira (CRMV 40084) é formada em Medicina Veterinária pela UniFMU e atende na Vetcare Clínica Veterinária.

Website: http://www.vetcareclinicaveterinaria.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade