PUBLICIDADE

Última semana da Feira dos Países em Belo Horizonte

Evento é gratuito, encerra no domingo (22), e promove intenso intercâmbio cultural com artesãos de várias partes do Brasil e do mundo

16 out 2017 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários

Termina no domingo (22), a edição da Feira dos Países, que está sendo realizada desde o início de outubro no BH Shopping, em Belo Horizonte. O evento, que tem entrada gratuita, reúne artesanato de mais de 20 lugares do mundo e promove o intercâmbio cultural entre essas diversas nacionalidades. Com valores adequados para todos os bolsos, estão sendo comercializados artesanatos da África do Sul, Bolívia, Colômbia, Chile, Dubai, Egito, Equador, Grécia, Itália, Índia, Indonésia, Japão, Nigéria, Paquistão, Peru, Turquia, Rússia, Síria, Senegal. O Brasil está presente com produtos de vários estados com destaque para os produtos mineiros e do Rio Grande do Sul.

Foto: DINO

"É nossa quarta edição da Feira dos Países esse ano e fomos muito bem recepcionados pelos mineiros", comenta a organizadora do evento, Maria de Lourdes Makowiecky, que confirma que as apresentações culturais de dança havaiana e indiana realizadas no final de semana animaram o público.

Mix de produtos

África do Sul e Nigéria: roupas masculinas e femininas se destacam pelo talhe e colorido dos tecidos, bem como acessórios africanos típicos e peças de decoração que combinam beleza e rituais religiosos desses povos.

Brasil: o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart/MG) apresenta produtos que valorizam a arte local como esculturas em cerâmicas, argila e madeira de diversos artesãos mineiros. A artesã Cecília Leite comercializa camisetas com aplicações em bordados e pedraria, todas manuais e com design exclusivo. Louças em porcelana, sabonetes, velas e aromatizadores somam-se ao hall de produtos mineiros. Do Amazonas além do artesanato, a linha de cremes para tratamento que usa como princípio ativo as ervas, sementes e cascas de árvores da região. Do Rio Grande do Sul são apresentados salames, queijos e vinhos. Bolsas feitas com aproveitamento de couro de cabra e pele de peixe completam os produtos comercializados nesse stand. Do Paraná a Feira apresenta imagens sagradas em gesso marmorizado.

Bolívia: esse stand apresenta uma requintada linha de artigos femininos.

Colômbia: a tradição indígena é exibida nas coloridas bolsas e mochilas Wayuu, feitas em crochê.

Chile: as flores em madeira, o mais típico souvenir da região de Pucón, trazem cor e romantismo à Feira e são uma boa opção de decoração.

Egito: peças de decoração que remetem aos contos infantis, como a lâmpada mágica de Aladim, acessórios e roupas para as danças árabes e papiros são alguns dos produtos comercializados.

Equador: os célebres chapéus do Panamá são encontrados em tecido de trama fechada e também na palha da carludovica palmata, a mais tradicional na fabricação dos produtos.

Grécia: a sofisticação e elegância de mandalas, olho grego, louças e objetos típicos remetem os visitantes a um conhecimento cultural profundo dessa civilização história.

Itália: variedade de acessórios para modelar os famosos coques italianos.

Índia: roupas e tecidos em puro algodão.

Indonésia: com uma decoração oriental mais mística e rústica a Indonésia traz sua energia principalmente nos produtos em madeira e fibras naturais, apresenta ainda várias versões de Budas e cestaria.

Japão: nesse stand os visitantes encontram pingentes energizados e massoterapia baseada na física quântica.

Paquistão: pulseiras, pingentes, colares e brincos com pedras como rubi, ônix e esmeraldas com fino acabamento em ouro chamam a atenção, principalmente das mulheres. Nesse espaço também são apresentadas rasteirinhas de delicado acabamento, bem como material em marchetaria dificilmente encontrados no mercado formal.

Peru: grande mix de produtos típicos, incluindo tapeçarias, roupas de lã e espelhos.

Rússia: as Matrioskas ou Bonecas Russas, que simbolizam a maternidade, fertilidade, amor e amizade e também os Ovos Fabergé são os produtos que mais encantam nesse stand.

Senegal: Um dos destaques da Feira dos Países é a participação do senegalês Cheikh Ahmed Tidiane, que produz joias com várias pedras, mas as que chamam a atenção são as montadas com pérolas negras. A matéria prima é cultivada em água doce em um rio que corta a propriedade da família do artista em seu país de origem. Cheick mora em Paris e tem o trabalho consolidado em vários países da Europa e dos Emirados Árabes.

Síria: a culinária Árabe pode ser saboreada com uma variedade de doces sírios.

Turquia: aparelhos de jantar e jogos de copos que têm acabamento em ouro 24 quilates são irresistíveis. Também da Turquia, peças em cerâmica com cores variadas que criam efeito e sofisticação a lustres, taças, tigelas e outros utensílios de cozinha que podem ser levados ao micro-ondas.

Serviço:

O que: Feira dos Países

Quando: De 05/10 a 22/10 - De segunda a sábado das 10 às 22h - domingos e feriados das 14h às 20h.

Local: Estacionamento Piso Ouro Preto, 3º andar, BH Shopping - Rodovia BR - 356, 3049 - Belvedere, Belo Horizonte- MG.

Entrada Gratuita

Estacionamento: de acordo com as regras do Shopping.

Website: http://www.ccrgestaodecomunicacao.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade