PUBLICIDADE

Turismo no Brasil: instituições de ensino deixam de oferecer graduação

20 set 2018 - 10h56
Compartilhar
Exibir comentários

No primeiro semestre do ano de 2018, segundo dados oferecidos pelo Ministério do Turismo, o setor do Turismo no Brasil aumentou em 8% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. Além disso, também foi responsável pela injeção de U$S 163 bilhões na economia no ano 2017, de acordo com o estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC). Todavia, apesar da área estar em constante crescimento atualmente, algumas universidades particulares localizadas no Recife já não disponibilizam mais o curso para os futuros estudantes.

Foto: freepik / DINO

Por isso, preocupados com o bem-estar e com o conhecimento dos alunos que pretendem ingressar no curso de turismo, o Busca Aéreo entrou em contato com as duas principais universidades particulares do Recife: a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Maurício de Nassau, com o intuito de entender o posicionamento das universidades em relação ao assunto.

UNIVERSIDADES PARTICULARES FALAM SOBRE O ASSUNTO

Em entrevista com o diretor do Centro de Ciências Sociais da Unicap, Silas Figueiras revela para o Busca Aéreo que o curso de turismo não é ofertado pela instituição de ensino desde o ano de 2014, onde os vestibulares relacionados à área já haviam sido encerrados. ''Quando eu assumi a direção, o curso já estava em forte declínio e já possuía 8 alunos matriculados em períodos diferentes. Os vestibulares já não tinham tanta demanda'', completa.

Ainda segundo ele, embora o curso não exista mais na Universidade Católica de Pernambuco, os vestibulandos também não a procuram demonstrando interesse em estudar turismo. Para ele, a baixa demanda no número dos alunos é considerado curioso, já que o turismo no Brasil está crescendo. ''O esperado é que houvesse uma ampliação da demanda, mas não ocorreu. Então eu acabei ficando com o papel de fechar a porta do curso aqui na Universidade".

Além da Universidade Católica de Pernambuco, a Universidade Maurício de Nassau também não disponibiliza mais o curso de turismo para os futuros alunos. Nossa equipe quis entender mais de perto o assunto, então, demonstramos interesse em realizar a matrícula na graduação pela Universidade Maurício de Nassau, e por meio de uma ligação via telefone, de acordo com a Central de Atendimento da própria instituição, nossa equipe foi informada que o curso também deixou de existir na lista de opções dos cursos que a universidade oferece.

A Central de atendimento da Uninassau também informou que, embora a graduação de turismo não esteja mais disponível pela instituição, a universidade está oferecendo o curso superior em gestão de turismo, com duração média de 2 a 3 anos. O curso é voltado para aqueles estudantes que desejam desenvolver habilidades e técnicas referentes ao setor de gestão, possibilitando que o aluno desempenhe sua função em áreas relacionadas a administração, vendas, planejamento, entre outras.

BAIXA PROCURA PELO CURSO DE TURISMO É VISÍVEL EM TODO O BRASIL

De acordo com a Analista de Viagens do Grupo Ser Educacional, Cláudia Cordeiro, a baixa procura pelo curso de turismo no Brasil nas Universidades tem relação com o fato do curso não ser uma profissão exclusiva e, por isso, as turmas de turismo vêm diminuindo não só no Recife, mas no Brasil todo. ''Por não ser uma profissão exclusiva para atender a necessidade da área, ocorre uma diminuição das turmas em todas faculdades aqui de Pernambuco, inclusive na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE", explica a analista. "Mas não é uma exclusividade nossa, quando participei de congressos de estudantes da área, fica claro essa redução de turmas no Norte, Sul e Sudeste do País", pondera.

Já para a estudante de turismo, Isabelly Santos, o turismo não é um setor que possui demanda para gestores e turismólogos, por isso, as demandas acadêmicas são insuficientes a ponto das faculdades não abrirem turmas para o curso de turismo. ''Ao meu ver, isso é um reflexo do mercado atualmente. Visto que não tem demanda para turismólogo e gestor, então a procura nas faculdades pelo curso é baixa, além de afetar a credibilidade do profissional formado na área, tendo em vista que, hoje em dia qualquer profissional de outra graduação pode investir no âmbito turístico", afirma.

EMPRESAS BUSCAM FACILITAR O TRABALHO DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM E INCENTIVAM TURISMOS BRASILEIRO

Assim como o Milhas Fácil e o Ideal Milhas, o Busca Aéreo é uma plataforma de venda de passagens aéreas para as agências de viagem. Todavia, com tecnologia de ponta, o Busca Aéreo realiza uma comparação entre tarifa e pontos em tempo real junto às principais companhias aéreas. Nossos parceiros têm acesso aos melhores preços de passagens em todo o território nacional. Consolidando milhas aéreas, oferecemos os melhores preços do mercado. Seja nosso parceiro!

Website: https://buscaaereo.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade