PUBLICIDADE

DINO

Transformação Digital nas empresas já começou

22 mai 2019 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

Abaixo iremos explorar minuciosamente o conceito de transformação digital - e como as empresas a utilizam como diferencial competitivo.

Foto: DINO / DINO

1. O que é transformação digital?

Esta prática está a cada dia mais em voga. Contudo, muitos ainda não sabem do que realmente se trata.

O termo já nos dá uma noção e indica um caminho onde a tecnologia revoluciona todos os processos corporativos, bem como a relação com os clientes. O omnichannel (ou 'todos os canais') é um exemplo de recurso nessa área.

Ou seja: é a forma de aprimorar, potencializar e maximizar a experiência digital através de inúmeros aparatos que vão desde a computação em nuvem, passando pelo social media até uma conectividade abrangente.

2. Uma breve explicação sobre a transformação digital

Além do que citamos no início do artigo, a transformação digital conta com algumas nuances importantes de serem entendidas. A primeira é que os processos são informatizados e automatizados, contando com mais dinamismo na interação com os clientes.

As empresas de marketing digital iniciaram o processo que, hoje, está presente em áreas de administração, tecnologia (que agora entendem a importância do assunto), entre outras. Os sites corporativos do comércio, por exemplo, são o melhor exemplo de como é esse impacto.

Voltamos ao conceito de omnichannel: ele é um ótimo resumo de como a transformação digital impacta diretamente o mundo corporativo. Disponibiliza-se todos os recursos necessários, através de plataformas que integram o mundo online e off-line como apenas um.

Para saber mais sobre omnichannel, o poder no relacionamento com o consumidor.

A consequência é que a pessoa deixa de ser um cliente 'frio' e se relaciona com a marca. Uma tendência exclusiva dessa explosão revolucionária tecnológica.

3. Os três pilares da transformação digital

Uma empresa irá aderir a transformação digital quando incorpora os três principais pilares deste modelo que é inerente ao sucesso empresarial moderno. Elas se dividem, basicamente, da seguinte forma:

A) Experiência/Cliente.

A experiência do cliente é o ponto de partida. Ela possibilita um melhor relacionamento, deixando de ser apenas com foco comercial.

O Analytics, que dá uma perspectiva demográfica, além redes sociais, permitem entender quem é o ator digital que está se envolvendo com o seu negócio.

Explorar as funcionalidades do Google Analytics é conhecer melhor seu público e montar as campanhas que melhor atendam as necessidades. É uma evolução da Persona. http://agencialegions.com.br/blog/persona-como-criar/

Quando há estratégias de omnichannel é possível, também, mensurar o quanto é gasto para trazer o cliente para a base e o valor do 'ticket' médio que ele consome.

Isso é um diferencial pois, em métodos que não tinham o foco no digital, como o próprio varejo, era quase impossível mensurar o ROI (return on investment) de cada um. A consequência: melhores receitas.

B) Automação de processos

O que antes era delegado a operações manuais foi radicalmente mudado com a transformação digital. Atualmente tuto é automatizado, centralizado e integrando. Isso traz equipes mais capacitadas, produtivas e em sintonia com as melhores estratégias de vendas e marketing digital.

Não obstante, isso possibilita uma melhor jornada de trabalho. A transformação digital tirou o executivo engravatado do escritório, permitindo-o, de forma remota e mobile, fazer sua rotina produtiva enquanto toma um café fora da empresa.

Por fim, a automação possibilitou que fosse mais fácil analisar, quantitativamente e qualitativamente, os índices de cada colaborador.

Para Automação de processos é importante analisar o funil do marketing digital, suas etapas e resultados. https://www.legions.biz/analisar-funil-marketing-digital/

C) Novo modelo de negócio

O terceiro pilar, que também pode ser entendido através do conceito de omnichannel, é inovar e mudar o modelo de negócio para focar na transformação digital. Isso é: utilizar do que a tecnologia tem, de acordo com o planejamento e estratégia, entendendo as necessidades e aplicando um no-hall próprio.

O que era físico, passa a ter plataformas digitais. O que é digital, cresce com mais ferramentas de alcance e interação com os clientes.

Ninguém mais deseja ser a quitanda do bairro - pois, com a revolução que está em curso, todos podem atingir a aldeia global de consumidores. E ferramentas tecnológicas para esse avanço digital há 'aos montes'.

4. Conclusão

A transformação digital deixou de ser uma opção e se tornou uma exigência para quem deseja sobreviver no competitivo mercado moderno.

Áreas como varejo, indústria, instituições financeiras, marcas esportivas e até mesmo segmentos focados em operações técnicas - contabilistas, advogados, médicos, etc. - já entenderam: é indispensável se adequar a essa estratégia que envolve marketing, planejamento de negócio e expertise no mundo moderno.

Website: https://www.legions.biz

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade