3 eventos ao vivo

Tecnologia movimenta US$ 3,7 trilhões, aumenta receitas em 70% e ganha o centro das atenções

16 abr 2018
15h58
  • separator
  • comentários

A digitalização de processos possibilita às empresas um incremento de receita na casa dos 70% e um ganho de produtividade dos funcionários em torno de 78%. É o que mostra uma pesquisa da Avanade, segundo a qual companhias que adotam automatização dos ambientes de trabalho alcançam maior grau de competitividade.

Foto: DINO

Já o Gartner mostra que a automação de processos, a adoção de tecnologias que agreguem agilidade e Inteligência às operações deverá crescer em ritmo frenético em poucos anos, e isto por demanda do próprio mercado: a consultoria aponta que para 58% dos CEOs o crescimento dos negócios é prioridade na estratégia para 2018 - 2020, e que a tecnologia será o principal pilar de tal expansão.

Não por acaso, só em 2018 os investimentos globais em Tecnologia da Informação somarão US$ 3,7 trilhões, aumento de 4,3% sobre 2017, segundo o Gartner. Também de acordo com a consultoria, em 2 anos o número de dispositivos conectados à Internet em todo o mundo passará dos 30 bilhões, e, no mesmo período, 30% dos gestores incluirão Inteligência Artificial em suas prioridades de investimentos, muito em função das demandas de atendimento multicanal e da necessidade de redução de custo X aumento da velocidade de entrega.

Entretanto, especialistas avaliam que muito ainda há para ser feito. O diretor da HT Solutions, Wagner Alledo, destaca que, apesar das evidências sobre os benefícios da TI para os negócios, a Transformação Digital ainda caminha de forma lenta, embora otimista, no Brasil.

Ele cita dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicando que somente 1,6% das empresas brasileiras já operam no formato chamado de Indústria 4.0, mas revela que este é um cenário em franca evolução, já que a digitalização do processo produtivo industrial deve avançar e atingir 21,8% das companhias presentes no país até 2027.

O executivo destaca a Transformação Digital não como uma tendência, mas como uma realidade já instaurada no cotidiano do mercado. O termo, cunhado pelo Gartner, é definido pela própria consultoria global como uma onda avassaladora que mudará modelos e processos de trabalho, trazendo mais agilidade às empresas e maior produtividade às pessoas, resultando em ganho exponencial de competitividade.

"Quando falamos em automação, digitalização, explosão dos dispositivos conectados e, consequentemente, do volume de dados circulantes no mercado, de busca por produtividade e velocidade... Estamos falando diretamente de apoio tecnológico. Estamos falando de uma TI que saia de um setor separado para uma operação interligada à estratégia de negócios, fazendo parte do cotidiano de decisões neste sentido", afirma o diretor.

Conforme o executivo, a tecnologia pode agilizar processos e fazer com que um mesmo quórum produza mais em menos tempo, com mais assertividade. Para isso, destaca soluções como cloud computing, voltadas a alavancar potenciais de armazenamento, performance, desempenho e segurança de dados e sistemas, além da virtualização, com benefícios de incremento produtivo e redução de custos.

Também é ressaltada a proteção de redes trazida por ferramentas avançadas de segurança, a robustez de estações de trabalho fixas ou móveis evoluídas, aptas a acompanhar a necessidade de produtividade anytime, anywhere, entre outras.

"O momento é de transformar-se, de agregar tecnologia para ganhar fôlego extra e alavancar as operações. Transformar culturas para aderir a novas tecnologias, ampliar a digitalização e a automação, galgando um patamar de maior diferencial frente à concorrência", destaca Alledo. "O mercado é acirrado, mas também é povoado por soluções para auxiliar as empresas neste contexto. A TI pode mostrar caminhos certeiros desta Transformação Digital e apoiar empresas com soluções desenhadas especificamente para o crescimento de seus negócios", finaliza.

Assuntos como a Transformação Digital, cloud computing, infraestrutura de TI e o alinhamento da TI às estratégias de negócios serão pauta de palestra que a HPE, parceira da HT Solutions, ministra no encontro do GTI Sul na próxima sexta-feira, 20/04, no Maitá Palace Hotel, em Passo Fundo-RS.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade