PUBLICIDADE

DINO

TCP desenvolve 30 projetos ambientais em 2018

Programas foram desenvolvidos em parceria com a Prefeitura e com as comunidades de Paranaguá

18 dez 2018 - 20h52
Compartilhar
Exibir comentários

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, desenvolveu 30 projetos ambientais em 2018. Os projetos fazem parte do processo de licenciamento ambiental das Obras de Ampliação do Cais Leste e beneficiam as comunidades no entorno do Terminal.

Foto: Divulgação / DINO

Iniciadas em fevereiro passado - mais da metade das iniciativas já foram finalizadas e os demais projetos devem continuar em execução no próximo em 2019 -, os projetos contemplam a cidade de Paranaguá e localidades como as Ilhas da Cotinga, do Mel e Valadares, gerando melhorias na infraestrutura, meio ambiente, preservação de espécies animais, qualidade de vida das pessoas envolvidas, além de geração de emprego e renda.

"São iniciativas que levaram em conta as reais necessidades das comunidades atendidas com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente nestas localidades, e promover mudanças significativas na vida dessas pessoas", explica Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP.

Vinicius Higashi, Engenheiro Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá (SEMMA), reforça todos os stakeholders foram envolvidos. "Assim, os benefícios ocorrerão de maneira direta ao meio ambiente, voltados principalmente à conservação e preservação, como também indiretos, como a educação ambiental e produção científica, afetando toda comunidade litorânea, uma vez que dependemos e interagimos com nosso ecossistema permanentemente".

Um dos destaques foi a doação de dois drones destinados ao policiamento no entorno das Unidades de Conservação Estaduais e Federais e que estão sendo utilizados, por exemplo, para a investigação da extensão do passivo ambiental relativo ao Lixão do Embocuí. O material coletado será utilizado, posteriormente, para a elaboração de um Plano de Remediação de Áreas Degradadas, projeto já em fase de execução pela TCP. Os equipamentos também estão sendo utilizados para vistoria da região de manguezal, localizada após uma área de Mata Atlântica preservada, evitando a abertura de trilhas na mata e economizando o tempo da equipe técnica na vistoria.

Reforma do Viveiro

Outro projeto desenvolvido pela TCP em Paranaguá é a reforma do Viveiro da SEMMA, com a construção de três novas estruturas, bancadas em alvenaria para as bandejas e sistema de irrigação aéreo. A reforma integra o plano de Arborização do Munícipio, que inclui também a criação e implementação de uma Unidade de Conservação, na Ilha de Valadares, projetos estes previstos para 2019, com participação da TCP.

O viveiro - que se destina a educação ambiental e recomposição de áreas degradadas conta com um acervo de mais de 1,2 mil mudas, espécies nativas da região de Paranaguá, entre elas: ipê amarelo (Handroanthus albus), sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) e quaresmeira (Tibouchina granulosa). Com a expansão da estrutura, o Município deve expandir para a produção de mudas para a arborização pública.

Ainda em Paranaguá, a TCP realizou a doação e instalação de 150 lixeiras ecológicas, produzidas a partir de galões reciclados de água e instalados em locais definidos pela Prefeitura Municipal. A intenção é contribuir para a gestão de resíduos, mantendo a cidade limpa e organizada.

Troca solidária

Com foco nas comunidades lindeiras, o programa Troca Solidária - realizado desde 2015 pela TCP, foi ampliado para mais duas comunidades (Europinha e Cotinga), além das sete já atendidas.

Moraes e Silva explica que o programa nasceu da necessidade da melhoria da gestão dos resíduos nas comunidades. "O projeto prevê ações que contribuam para a destinação correta do material reciclável, por meio de um sistema de troca do material reciclável por produtos de interesse da comunidade - gêneros alimentícios", enfatiza.

É um projeto permanente e realizado em parceria com a Associação de Recicladores Nova Esperança - que recebe os recicláveis gratuitamente e os processa na Associação e comercializa, gerando renda aos associados. Mensalmente é retirado cerca de cinco toneladas de resíduos recicláveis das comunidades abarcadas, evitando que esses resíduos acabem atingindo a bacia de Paranaguá.

Outro benefício do programa é a geração de empregos na Associação, que realiza a reciclagem do material, fazendo com que a economia local seja movimentada, já que os trabalhadores da Associação investem seus salários no comércio local. Atualmente, as comunidades atendidas são Amparo, Eufrasina, Piacaguera, São Miguel, Ponta Ubá, Ilha dos Valadares, bairro Costeira, beneficiando mais de 50 famílias.

Parceria

Para o município, a atuação da TCP na execução dos programas ambientais se traduz em benefícios para a comunidade. Entre eles, destaca-se a confecção de importantes planos de caráter ambiental, como a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto para 2019.

Além disso, através das ações, a TCP facilitou o acesso do município a recursos estadual e federal; contribuiu para a intensificação na rede de monitoramento ambiental e produção de conhecimento sobre o município e seu entorno por meio de ações científicas. Isso está acontecendo por meio de projetos que visarão apoio ao estudo dos habitats-chave para conservação de espécies marinhas ameaçadas no litoral do Paraná, estudo do aporte de sedimentos na baía de Paranaguá ou por ações educativas, com a capacitação de professores da rede pública. Todos estes programas e projetos executados pelos maiores especialistas técnicos em suas respectivas áreas de atuação, principalmente trazendo as Universidades e Órgãos Ambientais como parceiros da execução.

Para 2019, a previsão é de que sejam realizados mais 46 programas, com destaque para a conclusão do importante "Plano de Uso e Ocupação da Ilha do Mel", que iniciou em meados de 2018 e que já se encontra em fase final de elaboração; a confecção do Plano de Arborização Municipal e o Plano de Saneamento do Município e o apoio na identificação de habitats chave para conservação de espécies marinhas ameaçadas

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade