PUBLICIDADE

DINO

Tanques de compósitos são ideais para aplicações em saneamento básico

Plástico especial garante elevada resistência à corrosão, além de evitar vazamentos

13 ago 2020 - 18h04
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a aprovação do novo marco regulatório do saneamento, a cadeia de fornecedores desse setor esfregou as mãos. Afinal, a previsão total de investimentos é de R$ 700 bilhões até 2033, com intensa participação da iniciativa privada. Líder brasileira em tanques de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro), a Tecniplas está pronta para atender a essa nova demanda, baseada tanto no seu histórico - atua há décadas em saneamento - como nas vantagens do PRFV frente ao aço e concreto.

Foto: DINO / DINO

"Os compósitos reforçados com fibras de vidro são ideais para aplicações no setor de saneamento básico", resume Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Entre as principais vantagens do material, ele destaca a maior durabilidade, graças à resistência química superior à do concreto e aço contra o ataque de compostos químicos presentes nos efluentes industriais ou sanitários. "O PRFV não sofre corrosão, seja oriunda do efluente propriamente dito ou do contato com gases, como o metano e sulfídrico gerados durante o processo tratamento nas estações".

Dessa forma, os frequentes vazamentos notados nos tanques metálicos ou de concreto não acontecem, evitando a contaminação do solo e corpos d´água. "Outros diferenciais dos reservatórios de PRFV são a leveza, que reduz as despesas com fundações, e a maior velocidade de fabricação frente aos materiais concorrentes".

Maior tanque do Brasil

Também é possível fabricar tanques de PRFV de dimensões gigantescas, alternativas interessantes principalmente para a armazenagem de água. A Tecniplas, por exemplo, produziu o maior reservatório do tipo no país - tem 15 metros de altura e capacidade para 3 milhões de litros. "Nossos megatanques podem armazenar até 4,5 milhões de litros e, na comparação com os reservatórios de concreto, têm maior estanqueidade e vida útil superior", completa.

==========

Sobre a Tecniplas

Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

Website: http://www.tecniplas.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade