PUBLICIDADE

DINO

Startup de troca de casa nas férias reforça opção por tendência de hospedagem em casas para viagens no pós-pandemia

BeLocal Exchange reforça que turistas vão optar por novos modelos de hospedagem para continuar viajando com mais economia e segurança

19 ago 2020 - 16h13
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Passado o susto inicial provocado pela pandemia de Covid-19, especialistas preveem como será o futuro do turismo. E a tendência a ser adotada serão as viagens de carro para destinos próximos, com muita natureza em volta, e hospedagens sem aglomeração, segundo informações divulgadas pelo buscador Skyscanner.

Um reflexo dessa tendência pode ser visto no aumento de 30% no número de associados da BeLocal Exchange, plataforma pioneira de troca de casa nas férias da América Latina, durante o período da quarentena. "Nossa empresa foi também afetada com a paralisação do turismo, mas percebemos que, mesmo no isolamento, houve um forte movimento interno e as pessoas não deixaram de pensar e planejar viagens futuras, buscando opções de hospedagem segura, como a troca de casa para as férias de verão", afirma Andrea Aguiar, fundadora da empresa. 

Segundo Andrea, a plataforma realizou uma pesquisa interna e registrou uma forte tendência entre seus cerca de 1,5 mil associados. "Notamos que eles estavam procurando por casas para hospedagem que ficassem a não mais do 400 km distantes das suas e situadas fora de grandes centros urbanos. As viagens após a pandemia serão mesmo feitas para perto de casa", observa. A pesquisa mostrou, ainda, que os associados da BeLocal Exchange optaram por uma hospedagem segura para promover o encontro entre familiares e amigos que ficaram tanto tempo afastados. "Muitos de nossos associados alugavam casas para temporada e agora procuram uma opção de hospedagem que seja ainda mais econômica", salienta.

Diferentemente de outras plataformas que cobram um percentual sobre o aluguel de casas, na BeLocal a inscrição é gratuita e não há cobrança de taxas já que o pagamento da associação só ocorre se os associados derem o chamado "match" de casas. "Somos um clube de troca de casas nas férias e feriados em que os associados trocam mensagens, conversam muito e acertam as datas para as viagens. Um associado vai para a casa do outro numa troca feita ao mesmo tempo ou em momentos diferentes e não há taxas embutidas nesse processo", diz a executiva. De acordo com informações da empresa, a economia nesse tipo de hospedagem pode chegar a 50% dos custos de férias da família e é uma ótima opção para quem possui uma casa de veraneio que permanece sem ocupação durante boa parte do ano.

A pesquisa da empresa sinalizou, ainda, que a pandemia impactou diretamente a preferência por casas mais amplas, com ventilação e que permitissem o controle da higiene e desinfecção de todos os ambientes. "Fica claro que a hospedagem em uma residência particular é ainda mais importante nesse momento já que há menos circulação de pessoas do que nos estabelecimentos convencionais. Uma casa diminui os riscos de quem pretende viajar", diz. 

Criada em 2017, a startup atua no segmento de hospedagem para viagens e tem associados em mais de 20 países. "Criamos a BeLocal para divulgar esse modelo sustentável de hospedagem na América do Sul, acabando com a crença de que viagens colaborativas não oferecem conforto e são destinadas apenas para jovens. Grande parte de nossos associados são famílias e aposentados que possuem casas de altíssimo padrão como boas casas para férias de qualidade", observa a executiva.

Até o final de 2021, a empresa vai reforçar o turismo entre o Brasil e os países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Chile, apresentando as vantagens desse modelo de viagens que vem sendo praticado desde a década de 50 por turistas dos Estados Unidos e da Europa. "Esse é um modelo de baixo impacto que favorece o turismo sustentável, protege o meio ambiente e a cultura local e melhora a experiência de sua viagem", garante Andrea.

Website: https://belocalexchange.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade