PUBLICIDADE

DINO

Startup antecipa tendências e quer oferecer plataforma de consultas online e telemedicina para profissionais da saúde

MedMobi Consulta Online propõe solução para consultas de retorno e outras aplicabilidades

22 mai 2019 - 16h20
(atualizado em 23/5/2019 às 04h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O uso da tecnologia entre os profissionais da saúde vem ganhando cada vez mais espaço e mais aplicabilidades. Isto porque a legislação vem mudando e ampliando legalização de uso para diversos profissionais e diferentes ocasiões. É o caso da Telemedicina por exemplo, que desde 2002 teve as primeiras normas definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Desde então é possível que os médicos integrados às redes de Telemedicina se utilizem das plataformas tecnológicas para ouvir a opinião de outros médicos, avaliar e tomar decisões relacionadas a um caso clínico específico, por exemplo.

Foto: DINO / DINO

A partir de uma atualização em fevereiro de 2019, foram propostas mudanças na resolução, o que redefiniria as regras de Telemedicina no Brasil, permitindo também consultas online - também conhecidas por teleconsultas, exames e até mesmo cirurgias à distância, com o uso de robôs por exemplo. A proposta foi recusada pelo CFM, porém já vêm fomentando discussões e criando cenários para quem atua na área de inovação em saúde.

A startup MedMobi - Consulta Online, de Londrina, é uma das telehealths - startups que atuam na área de telemedicina, que está se antecipando às tendências. A startup está em fase de testes de uma plataforma que permite a consulta de retorno, por exemplo, facilitando a vida dos médicos e pacientes, além de documentar as orientações.

"Hoje em dia sabemos que muitas consultas de retorno deixam de ser realizadas e as orientações acabam sendo passadas via celular para o paciente, muitas vezes inclusive por uma escolha do próprio paciente, sem tempo de retornar ao consultório. Então estamos trazendo a oportunidade de que esta consulta de retorno seja feita online, gravada, garantindo que o paciente receba a orientação correta", comenta o sócio da startup, Gilmar Machado.

Ele também usa o exemplo de outros serviços de saúde, que já se utilizam de plataformas digitais de forma regulamentada para atendimento. "É o caso por exemplo das consultas psicológicas, que já possuem a atuação. É uma quebra de paradigmas e também será assim para a área da telemedicina. É uma questão de tempo e definição das normas, para que tanto pacientes como profissionais sejam os maiores beneficiados", avalia.

Segundo Machado, outras possibilidades também foram integradas à plataforma, como agendamento de consultas, interligação de unidades de saúde, agendas integradas de médicos e consultas com mais de um profissional.

HOSPITALAR 2019

A MedMobi - Consulta Online é uma das empresas presentes na Hospitalar 2019, de 21 a 24 de maio, no estande do Polo da Saúde de Londrina, uma iniciativa do SEBRAE-PR em parceria com o SALUS (Saúde Londrina União Setorial) e o ALIS (Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde). O Polo da Saúde de Londrina-PR é um projeto que se destaca pelo envolvimento de diversas entidades, empresas, indústrias e instituições, que promovem ações em prol do desenvolvimento do macroambiente da saúde em Londrina e Região. O polo é hoje referência no Paraná e tem uma atuação focada em inovação, visando o futuro e o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio inovadores e conhecimentos, tanto em produtos como em serviços da saúde.

Website: http://www.medmobi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade