PUBLICIDADE

DINO

Setor de Biblioteconomia e Ciência da Informação cresce 24% mesmo durante crise econômica

Entre 2011 e 2015 a remuneração média mensal dos bibliotecários cresceu 31%, segundo microdados do Censo da Educação Superior.

31 out 2017 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários

As possibilidades de atuação dos bibliotecários nos últimos anos se ampliaram junto aos avanços tecnológicos, que beneficiaram os setores de comunicação e informação. Cada vez mais adaptados aos mercados emergentes, os profissionais utilizam a sua expertise para gerenciar todo o tipo de informação (de livros a dados digitais), um dos motivos para o setor apontar crescimento de 24% na taxa de oferta de empregos formais na Grande São Paulo, entre 2011 e 2015, de acordo com dados do Ministério de Trabalho e Emprego compilados pela Fundação Seade entre 2011 e 2015.

Foto: DINO

Neste período o aumento da remuneração média mensal dos bibliotecários foi de 31%, chegando a R$ 5.742,00, segundo os Microdados do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Apesar de a remuneração ser superior a seis salários mínimos e estar acontecendo uma expansão do mercado para bibliotecários, documentalistas e cientistas da informação, ainda é baixo o número de profissionais formados anualmente.

Segundo o Censo da Educação Superior, em 2015, apenas 136 alunos concluíram o curso de Biblioteconomia na Grande São Paulo. No mesmo ano, 256 profissionais de informação foram incorporados ao mercado de trabalho na região. A alta demanda do mercado e o baixo número de profissionais foi identificada por pesquisa realizada no segundo semestre de 2017 pelo Núcleo de Pesquisa da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que mostrou que 92% dos seus alunos em Biblioteconomia e Ciência da Informação trabalham ou fazem estágio na área.

As empresas estão contratando especialistas em informação que ainda estão na faculdade. "Eu conhecia as possibilidades em User Experience e Arquitetura da Informação, mas não sabia que ao entrar na Biblioteconomia conseguiria trabalhar nessa área de forma tão rápida", conta a aluna Lucilla Pereira Simonsen, que atua como Information Quality Assurance Intern na Tikal Tech Inteligência Artificial.

Graduação na FESPSP

Parceiro do pessoal de TI, o bibliotecário trabalha com serviços de buscas, bancos de dados, Arquitetura da Informação, User Experience e curadoria digital. Além de poder trabalhar nas áreas de Educação, Cultura e Gestão da Informação. No curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, os alunos são capacitados para trabalhar com o gerenciamento de todo o tipo de informação, em um local que é referência de qualidade e tradição no país.

O curso tem como foco a tradição e a inovação, com ênfase na gestão de informações e na responsabilidade social do futuro bibliotecário. Entre os docentes, mestre e doutores reconhecidos pela ampla experiência profissional e qualificação acadêmica, que orientam e incentivam os alunos desde o primeiro semestre. Saiba mais em: www.fespsp.org.br/biblio

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP

Rodrigo Carani

11 31237810

carani@fespsp.org.br

Jorge Tateishi

11 31237800 ramal 844

11 976489494

jorge@fespsp.org.br

Website: http://www.fespsp.org.br/biblio

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade