PUBLICIDADE

DINO

Setor da qualificação por competência profissional investe na ISO 9001

Entre essas 75 instituições que já estão certificadas está o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional)

12 dez 2019 - 08h24
Compartilhar
Exibir comentários

Não é mais apenas as indústrias que buscam a certificação ISO 9001 para garantirem a qualidade total dos seus processos. O setor de educação, seja ele público ou privado, também tem aderido à certificação. Para se ter uma ideia, 75 escolas brasileiras já são certificadas com a ISO 9001:2015, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Foto: DINO / DINO

Embora o número pareça pequeno, revela uma tendência de mercado. Afinal de contas, a conquista da certificação é o resultado de um processo que começa com a implementação da ISO. Nessa fase, portanto, a empresa precisa adequar seus processos para obter a qualidade total.

Assim, implantando boas práticas, o nicho das instituições de ensino encontra na ISO 9001:2015 um caminho para oferecer uma educação de qualidade e o reconhecimento do mercado. Isso tem ocorrido principalmente com escolas particulares, que desejam ter um diferencial.

Entre essas 75 instituições que já estão certificadas está o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional). "Para nós que trabalhamos no ramo de qualificação profissional, a certificação garante ainda mais profissionalismo", afirma o presidente do IBQP, Iran Moura.

Essa postura é necessária, pois tem crescido o número de interessados em obter a Certificação por Competência Profissional (concedida a pessoas que já têm experiência na forma da Lei 9.394/96 - Art. 41) e no ensino a distância de cursos livres. O IBQP atua há 12 anos nesses dois ramos de qualificação profissional.

Para se ter uma ideia, os cursos livres a distância aumentaram o número de matrículas de 1,6 milhão, em 2010, para 5,2 milhões em 2017, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Logo, é preciso disciplinar o setor com escolas que seguem normas de gestão de qualidade.

Por isso, a ISO 9001:2015 é uma ferramenta que se mostra importante nesse nicho. Além de conceder a certificação depois de um longo processo de implementação, as empresas certificadas passam por acompanhamento e precisam renovar o documento a cada três anos.

"Assim, você tem a garantia de que o Sistema de Gestão da Qualidade oferecido pela empresa é baseado em aprimoramentos e muita responsabilidade, o que comprova a capacidade em oferecer serviços de qualidade aos clientes", analisa Iran Moura. Ele cita que também atende empresas interessadas em qualificar seus funcionários, portanto, para conhecer melhor as soluções oferecidas, acesse o site do IBQP.

Website: http://www.ibqp.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade