PUBLICIDADE

Seis dúvidas sobre a higiene íntima no inverno

Redobre os cuidados com a saúde na estação

20 jul 2018 - 14h49
Compartilhar
Exibir comentários

Devido às baixas temperaturas, o inverno é a época do ano que precisamos reforçar os cuidados com a saúde. Na estação, os fatores imunológicos apresentam queda se tornando suscetíveis a doenças.

Foto: DINO / DINO

A ginecologista e professora de obstetrícia, Carolina Mocarzel, chefe da Unidade Materno Fetal do Hospital Federal dos Servidores, no Rio de Janeiro, e responsável pela Clínica Mocarzel de Ginecologia e Obstetrícia, aponta quais são os cuidados nessa época do ano e tira as principais dúvidas:

1- Quais são os maiores riscos para a saúde íntima da mulher durante o inverno?

CM - Não esquecer de se hidratar pois como temos menos sede, há uma tendência a beber menos líquido.- Evitar uso de roupas apertadas e pouco ventiladas quando a mulher tem propensão a candidíase.- Cuidado com excesso de roupas com materiais sintéticos.- Nos dias que usar roupas muito apertadas e pouco ventiladas tentar dormir com roupa íntima mais leve.

2- Quais são os produtos indicados para higiene íntima?

CM - Há produtos próprios para higiene íntima, mas o uso não é obrigatório. Como rotina basta ter um sabonete neutro (de preferência líquido) para a higiene da região íntima.

3- Faz mal usar sabonete comum na higiene íntima?

CM - Em casos de pacientes que não apresentam alergias, prurido (coceira) e irritações locais eles até podem ser utilizados mas o ideal é fazer uso de sabonetes neutros (sem cor e sem perfume) e de preferência líquido (pois não ficam expostos no banheiro e sim armazenados nos seus recipientes adequados).

4- Pode usar lenço umedecido na higiene íntima?

CM - Pontualmente sim mas NÃO como uma rotina para higiene.São práticos e cumprem seu papel em casos de viagem e quando não há uma boa estrutura de banheiro. Mas o ideal é sempre a higiene com água e sabão. Mulheres que apresentem alergias, prurido (coceira) e irritações locais devem evitar seu uso.

5- Quais os cuidados que devemos ter no frio?

CM - Na prática são os mesmos que que devem ser realizados ao longo do ano todo: higiene íntima com sabão neutro. Evitar uso excessivo de sabão. Evitar uso em excesso de lenços umedecidos. Não realizar duchas vaginais.

6- O que fazer para evitar infecções genitais?

CM - Uso de preservativos nas relações sexuais . Exames ginecológicos de rotina para buscar informações e esclarecimentos sobre todos os fatores de risco e sintomas de infeções. Buscar saber da saúde do parceiro e incentivar os hábitos saudáveis.

Saiba mais sobre a Dra. Carolina Mocarzel

Dra. Carolina Mocarzel é médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com título de especialista em ginecologia e obstetrícia e em medicina fetal pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Possui Pós-graduação em Medicina Fetal pelo Instituto Fernandes Figueira, é mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda pela mesma instituição.

Dra. Carolina Mocarzel possui capítulos de livros e trabalhos publicados em congressos envolvendo temas como obesidade, gravidez de risco, gestações gemelares, entre outros. Atualmente é chefe da unidade Materno Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, professora da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina Estácio de Sá e responsável por uma clínica privada de assistência a mulher com foco em ginecologia e obstetrícia.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade