PUBLICIDADE

DINO

Segurança pública com uso de advanced analytics é tema de datathon

Voltado para universitários e profissionais recém-formados, BCG GAMMA Challenge terá primeira edição virtual em 2021. Premiação inclui uma bolsa de estudos para cada membro dos dois melhores grupos classificados na final do desafio.

22 abr 2021 - 16h34
Compartilhar
Exibir comentários

Vão até 23 de abril as inscrições para a terceira edição do "BCG GAMMA Challenge", competição voltada a universitários e jovens profissionais entusiastas de análise avançada de dados. O evento é um datathon, em que os participantes devem usar ciência de dados para abordar um problema de alta relevância para a sociedade e gerar insights e recomendações a partir da análise de grandes volumes de informações.

Foto: Pixabay / DINO

Realizado pelo BCG GAMMA, unidade do Boston Consulting Group focada em análise avançada de dados e inteligência artificial, a edição deste ano será feita em parceria com o Instituto Igarapé, think and do tank independente, dedicado à integração das agendas de segurança, clima e desenvolvimento, e terá como tema a segurança pública. Em anos anteriores, a competição tratou de temas como educação e saúde em parceria com a Fundação Lemann e a ABRALE, respectivamente. Por conta da pandemia de Covid-19, todas as etapas serão realizadas online.

De acordo com Henrique Sinatura, sócio e líder do BCG GAMMA no Brasil, "a competição dará aos participantes a oportunidade de utilizar ciência de dados para endereçar um dos maiores problemas da sociedade brasileira. Dados recentes mostram que dez cidades do país estão entre as 50 mais violentas do mundo. A missão desses jovens é gerar insights não triviais e desenvolver recomendações acionáveis para o Instituto Igarapé ou municípios".  O executivo reforça que "essa habilidade de aplicar advanced analytics para solucionar problemas reais será cada vez mais necessária e procurada por empresas do mundo inteiro. Com o crescimento exponencial na geração e capacidade de processamento de dados, negócios dos mais diversos setores vêm se transformando a partir de insights competitivos gerados por essa infinidade de dados e novas tecnologias. Os cientistas de dados serão cada vez mais requisitados e precisaremos desses talentos no Brasil".

Serão aceitas inscrições individuais ou de grupos de até quatro pessoas, que deverão ser realizadas até 23 de abril pelo site https://on.bcg.com/3tUwqy7. Recomenda-se a resolução da proposta em grupos, portanto, os inscritos individualmente terão a oportunidade de se juntar a outros na mesma situação antes do início dos trabalhos. Após o anúncio dos grupos selecionados, haverá um Hacking Day, momento em que os participantes tomarão conhecimento do caso, terão acesso às bases de dados e iniciarão dos trabalhos.

"Os participantes terão acesso às oito principais bases de dados públicos para a execução do desafio, incluindo informações sobre homicídios, desenvolvimento humano, violência doméstica/sexual e desenvolvimento econômico. Essas informações são chave para planejar políticas públicas municipais de prevenção à violência", explica Melina Risso, diretora de Programas do Instituto Igarapé.

A partir desses dados, eles ficarão livres para desenvolver soluções analíticas e gerar insights relevantes para o Instituto Igarapé e para a criação de políticas públicas eficazes. O período de execução remota dos trabalhos vai de 9 a 24 de maio e os convites para a fase final serão enviados em 1º de junho. As apresentações para uma banca julgadora (composta por executivos do BCG e representante do Instituto Igarapé) estão marcadas para o dia 12 de junho.

A premiação inclui uma bolsa de estudos para cada membro dos dois melhores grupos classificados na final do desafio. O grupo primeiro colocado terá acesso a uma bolsa de 8 mil reais a ser dividida entre seus membros, para realização de cursos ou participações em conferências de Data Science; e o segundo grupo, terá até 4 mil para esse mesmo fim. Além da formação, os participantes dos times vencedores também poderão ir direto para a fase de teste do processo seletivo para uma vaga no BCG GAMMA, desde que atendam aos pré-requisitos necessários.

Cronograma | BCG GAMMA Challenge 2021

  • 25/3 a 23/4: Inscrições
  • 28/4: Anúncio dos selecionados
  • 8/5: Hacking Day (apresentação do desafio)
  • 9/5 a 24/5: Execução remota dos trabalhos
  • 24/5: Submissão dos trabalhos
  • 1/6: Anúncio dos finalistas
  • 12/6: Apresentações finais para banca julgadora e anúncio dos vencedores

Website: https://on.bcg.com/3tUwqy7

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade