PUBLICIDADE

Seguradora investe em ações internas para fomentar a cultura de inovação

Ações levam à colaboração, criação de novas ideias e melhorias na produtividade e processos internos

30 jul 2018 - 16h22
Compartilhar
Exibir comentários

A necessidade de inovar é um tema que permeia as discussões econômicas há muito tempo no Brasil. Apesar de ainda ocupar a 64ª posição no ranking dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, o Brasil observou um crescimento no investimento nesse setor a partir do fim do ano passado e mais intensamente no início deste ano.

Foto: DINO / DINO

A proporção de indústrias brasileiras que realizaram algum tipo de inovação em processos ou produtos no 1º trimestre de 2018 foi de 45,9% e alcançou o melhor resultado em um ano, como aponta a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sondagem encomendada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mesma pesquisa indica que a parcela de empresas que aumentaram os gastos com inovação foi de 11% para 21,6%, maior nível desde o 3º trimestre de 2014.

A Liberty Seguros é uma das empresas que vem acompanhando essa tendência, ampliando seus investimentos em inovação ao longo dos últimos anos. Mais do que criar soluções tecnológicas ou lançamento de produtos novos, a empresa investiu para que a inovação fizesse parte dos processos internos, permeando desde as tomadas de decisões mais estratégicas até o desdobramento tático de todas as operações.

Para que esse princípio direcione todas as equipes e faça parte do dia a dia de todos os funcionários, independentemente de sua função, a seguradora desenvolveu uma série de iniciativas que visaram estimular a criatividade, promover a integração e dar luz a novas ideias.

Programa de inovação interna "Acelera Minha Ideia"

A primeira edição do Acelera Minha Ideia foi lançada em 2015 para dar suporte ao funcionário, promover a integração, desenvolver e reconhecer ideias inovadoras para a empresa. Em 2017, o desafio teve como tema "Como tornar a Liberty Seguros a primeira escolha dos Corretores, Segurados e/ou Funcionários?", que obteve 243 ideias e 30% de funcionários inscritos.

As ideias foram avaliadas por um comitê interno e a melhor de cada área foi escolhida para a próxima fase do programa, que consistiu em quatro laboratórios práticos baseados nos conceitos de Inovação e Design Thinking, sobre as temáticas: Entendendo o Usuário; Prototipagem; Novos Modelos de Negócio; Storytelling e Elevator Pitch, que ajudaram os grupos a aperfeiçoarem seus projetos com foco no valor a ser entregue ao cliente, nos benefícios para o negócio e, claro, no potencial inovador.

A ideia vencedora começou a ser prototipada no início de 2018 e já está em fase de testes. Trata-se de uma ferramenta para resolução automática de problemas e processos que utiliza técnicas de inteligência artificial, atualmente aplicada no atendimento a clientes, identificando problemas recorrentes e ajudando a solucioná-los sem necessidade da intervenção humana. Com a nova ferramenta, foi possível resolver 100% dos casos cujos motivos já tinham sido mapeados e cadastrados no sistema.

Inauguração do laboratório de inovação interna "NAVE"

NAVE: Navegue, Explore e Surpreenda-se com um universo de novas possibilidades. Esse é o mote do Laboratório de Inovação da Liberty, inaugurado em novembro de 2017, na sede da empresa. A estrutura e as ofertas que compõem o espaço foram desenvolvidas sob as lentes de Design Thinking, visando gerar inspiração, colaboração e experimentação.

A sala é estruturada para auxiliar no desenvolvimento de ideias em todas as suas etapas, desde a compreensão do contexto, do usuário e do mercado, até a prototipação interativa com o público. Tanto inovações disruptivas quanto as melhorias incrementais têm a mesma importância para a empresa e ganham oportunidade de saírem do papel nesse espaço, além da expertise na mensuração de resultados que irá assegurar a solidez dos projetos.

Para 2018, foram programadas mais de 100 ofertas para a sala que incluem experiências de empatia, inspiração, aprendizado, criatividade, reflexão, entre outras, que irão ajudar ainda mais nas estruturações e amadurecimento de ideias.

Escolas Liberty

A Liberty inaugurou em 2017 as Escolas Liberty. Todos os funcionários, inclusive estagiários e Jovens Aprendizes, podem se inscrever para participarem de ações de desenvolvimento, de acordo com os critérios pré-estabelecidos para cada atividade exercida. A ideia é ajudar o colaborador a desenhar e gerenciar a sua própria jornada de conhecimento, e expandir suas possibilidades de desenvolvimento. Durante os últimos dois anos, as escolas também ofereceram cursos de User Experience, Storytelling e Design Thinking, voltados à inovação.

Website: http://www.libertyseguros.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade