PUBLICIDADE

DINO

Segundo relatório da TCFD mostra aumento contínuo

Quase 800 organizações já expressaram apoio ao TCFD e suas recomendações

6 jun 2019 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

A Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) publicou seu Relatório de Status de 2019 (https://www.fsb-tcfd.org/publications/tcfd-2019-status-report) no Financial Stability Board (FSB). Este segundo relatório fornece uma visão geral das práticas de divulgação alinhadas com as recomendações da Força-Tarefa entre 2016 e 2018.

O relatório também examina a utilidade da decisão das divulgações financeiras relacionadas ao clima aos usuários da divulgação e avalia as divulgações de resiliência estratégica e desafios enfrentados pelos preparadores usando a análise de cenário. No momento da publicação, cerca de 800 organizações expressaram seu apoio às recomendações do TCFD, um aumento de mais de 50% em relação à publicação do primeiro relatório de status em setembro de 2018.

Uma análise de inteligência artificial (IA) de relatórios de mais de 1.100 grandes empresas em vários setores em 142 países descobriu que o número médio de divulgações recomendadas por empresa aumentou em 29% de 2,8 em 2016 para 3,6 em 2018. Ao mesmo tempo, o percentual de empresas que divulgaram informações alinhadas com pelo menos uma das recomendações da Força-Tarefa cresceu de 70% em 2016 para 78% em 2018.

A Força-Tarefa também realizou uma pesquisa sobre os esforços das empresas para implementar as recomendações. Noventa e um por cento dos 198 respondentes da pesquisa que se identificaram como preparadores da divulgação decidiram implementar "completamente" ou "parcialmente" as recomendações do TCFD, com 67% declarando que suas empresas planejam concluir a implementação dentro de três anos. Setenta e seis por cento dos usuários afirmaram que já estão usando divulgações financeiras relacionadas ao clima em seu processo de tomada de decisão. A pesquisa recebeu um total de 485 respostas.

"Continuamos encorajados pelo crescimento contínuo do número de empresas que aderiram às diretrizes do TCFD - isso significa que as empresas estão mais bem informadas sobre os riscos que enfrentam e os investidores são mais capazes de tomar decisões acertadas", disse Michael R. Bloomberg, Presidente do Grupo de Trabalho e Fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies. "No entanto, também estamos atentos à séria ameaça que a mudança climática representa. Para manter as pessoas fora de perigo e construir uma economia global mais resiliente, precisamos que mais empresas sigam o exemplo - e logo."

Embora o compromisso com a implementação seja encorajador, a divulgação real ainda enfrenta desafios. Mais notavelmente, os preparadores pesquisados acham difícil divulgar os pressupostos da análise de cenário e não têm métricas e metas padronizadas. Os entrevistados que se identificam como usuários, por outro lado, pedem mais clareza sobre o impacto financeiro de questões relacionadas ao clima nas empresas, o que ajudaria a tornar as revelações mais úteis para a tomada de decisão. No geral, mais empresas além daquelas tradicionalmente envolvidas em questões relacionadas ao clima precisam iniciar sua jornada de divulgação.

"Nós vemos uma evidência extensa e crescente de que os efeitos físicos e de transição da crise climática são reais. Para alcançar as metas do Acordo de Paris, precisamos adotar uma ação vigorosa - isso inclui ações de corporações e do setor privado em geral ", comentou Mary Schapiro, Assessora Especial do Presidente do TCFD e Vice-Presidente de Políticas Públicas Globais da Bloomberg LP . "As divulgações relacionadas ao clima e as recomendações do TCFD ajudam as empresas a considerar o impacto das mudanças climáticas e os esforços de mitigação associados em suas estratégias e operações. Uma empresa que comunica sua resiliência climática a seus investidores terá uma vantagem competitiva sobre aqueles que não o fazem ".

A lista de 785 colaboradores do TCFD inclui 374 empresas financeiras e 297 empresas não financeiras, com uma capitalização de mercado combinada de quase US $ 9,3 trilhões. As firmas financeiras de apoio são responsáveis por ativos de quase US $ 118 trilhões. Os apoiadores também incluem 114 outras organizações, como associações comerciais, supervisores e reguladores financeiros e de seguros, governos e ministérios. Os apoiadores estão sediados em 49 países.

Falando sobre a publicação do relatório, o presidente do FSB, Randal K. Quarles, disse: "A Força-Tarefa continua a oferecer um fórum para os participantes do mercado desenvolverem e usarem uma valiosa solução do setor privado para avaliar os riscos comerciais relacionados ao clima. O aumento nos níveis de participação confirma o valor dessas divulgações voluntárias, permitindo que o público, os mercados e os investidores monitorem melhor os riscos ".

A Força-Tarefa continuará seu trabalho de promoção e monitoramento da adoção de suas recomendações com foco em áreas que se mostraram desafiadoras para a implementação. A Força-Tarefa entregará seu próximo relatório de status ao FSB em setembro de 2020.

Empresas e outros podem expressar seu interesse em apoiar as recomendações do TCFD através deste formulário on-line (https://www.fsb-tcfd.org/supporting-tcfd-recommendations). A lista completa de empresas e organizações atuais que apoiam o trabalho da Força Tarefa pode ser vista em https://www.fsb-tcfd.org/tcfd-supporters e aspas de apoio podem ser encontradas em https://www.fsb-tcfd.org/supportive-quotes . As empresas que consideram implementar as recomendações do TCFD são encorajadas a visitar o Knowledge Hub (https://www.tcfdhub.org/) do TCFD para acessar mais de 470 recursos relevantes, incluindo estudos de caso (https://www.tcfdhub.org/home/case-studies).

O relatório de status completo do 2019 está disponível no site do TCFD (https://www.fsb-tcfd.org).

Website: https://www.fsb-tcfd.org/publications/tcfd-2019-status-report

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade