PUBLICIDADE

Segundo estudos, o brinquedo certo para cada faixa etária influencia no desenvolvimento da criança

28 abr 2017 - 11h21
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo especialistas, as brincadeiras são importantes no processo de desenvolvimento cognitivo de uma criança. De acordo com psicopedagogos, ao brincar a criança trabalha a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, o juízo, a criatividade, o raciocínio e a solução de problemas.

Estudos mostram que, desde o nascimento, os bebês são sensíveis ao seu meio ambiente e revelam que, ao nascerem, suas percepções sensoriais respondem aos estímulos do olfato, paladar, som, tato e visão. Os bebês aprendem com seus brinquedos noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas. Nas fases seguintes, a criança continuará aprendendo com seus brinquedos, à medida que os mesmos são substituídos, acompanhando sua faixa etária.

De acordo com profissionais, através das brincadeiras, além de socializar-se, a criança desenvolve a coordenação motora e aprende sobre responsabilidades da vida. As brincadeiras, com os brinquedos adequados a faixa etária, são o primeiro meio pelo qual a criança se relaciona com o mundo, que vai muito além da diversão e, portanto, não devem ser subestimadas pelos adultos de maneira alguma.

Psicólogos que estudam o comportamento infantil afirmam que as brincadeiras exercitam e melhoram a capacidades emocional, intelectual, motora e social das crianças. O universo lúdico da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça um treino para a vida adulta. Ao brincar, a criança desenvolve o corpo e o intelecto, além de colocar em prática, de forma natural, o conteúdo escolar. Nessa fase os brinquedos são especialmente úteis e funcionam como uma ferramenta que pode potencializar o desenvolvimento infantil.

Os brinquedos adequados a cada faixa etária, além de serem fundamentais para o desenvolvimento da criança, também proporcionam segurança na hora da brincadeira. Segundo especialistas, apesar de divertidos e lúdicos, os brinquedos também podem trazer riscos. É por esse motivo que todos os brinquedos comercializados no Brasil obrigatoriamente precisam ter o selo do Inmetro.

A certificação do Inmetro verifica itens como partes pequenas ou cortantes, presença de elementos químicos perigosos, possibilidade de pegar fogo e limites de ruído. O Inmetro só concede o selo de aprovação aos produtos aprovados em todos os quesitos. Um brinquedo, por exemplo, indicado para crianças com faixa etária de 3-5 anos pode representar um grande perigo para uma criança que se enquadra na faixa dos 0-3 anos, um dos motivos pode ser o simples fato de que as crianças dessa segunda indicação ainda não conseguem segurar objetos sozinhas.

O fator segurança, aprendizado e desenvolvimento segundo a idade da criança, tem feito com que muitas lojas adaptem seu negócio à esse estilo de vendas. É o que tem feito a loja "É Pra Presente". Com experiência no seguimento, a loja online "É Pra Presente" é conhecida pela venda de brinquedos de acordo com a idade da criança, além de ser popular devido à segmentação de brinquedos para meninos e brinquedos para meninas. A loja vende produtos como, patins infantil, patinete infantil e ainda outros brinquedos, e tem sido bem sucedida desde que adotou o método de veda por faixa etária.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade