PUBLICIDADE

Segundo dados, crise fez números de ações trabalhistas subir 13% no TRT-15 nos últimos 2 anos

5 set 2017 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários

O momento econômico e político em que o país se encontra tem influenciado severamente no número de demissões em várias empresas de todos os segmentos.

Todos os meses são divulgados novos números de desemprego da população, e esses números só vem aumentando nos últimos tempos. As contratações formais com carteira assinada estão em declínio e a expectativas de reversão desse quadro em curto e médio prazo são mínimas.

Isso reflete diretamente em mais ações na justiça do trabalho. Os índices dos últimos anos apontam o aumento das reclamações trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região em campinas. De acordo com o levantamento feito pelo núcleo de pesquisa e estatística do tribunal, de 2015 a até este ano houve um crescimento entorno de 13% no número de ações judiciais no órgão.

O principal fator, segundo o presidente do tribunal, que está causando esse aumento é a crise que estamos passando. Ele complementa dizendo que é bem provável ver nos anos à frente ainda os reflexos desse aumento. Quase metade das reclamações são motivadas pelo não pagamento das indenizações trabalhistas nos casos de demissão pelas empresas.

Há três anos, a primeira instância recebia cerca de 305 mil ações trabalhistas, dessas cerca de 86,5% foram resolvidas. E no ano passado, o número de reclamações subiu para cerca de 345 mil das quais cerca de 90% foram resolvidas. As tentativas de resolução começam pele Vara do Trabalho que é a porta de entrado dos processos, onde são feitas as tratativas para conseguir a conciliação dos envolvidos. Caso não haja acordo, o juiz é que dá a sentença de acordo com as provas do processo.

Se por um acaso algumas das partes não ficar satisfeita com o resultado, ele poderá recorrer ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho), local onde é julgado o processo em segunda instância. Em 2014, foram movidos cerca de 108 mil recursos na segunda instância, desses 96% foram solucionados. Os números do ano passado foram um pouco piores, cerca de 122 mil recursos chegaram os Tribunal, ou seja, o aumento foi de 13% em relação a 2014, porém com 87% dos casos resolvidos, um desempenho 9% menor nas resoluções.

Com mais de 150 varas do trabalho, cerca de 10 postos e 2 varas que andam pelos municípios, o TRT da 15 Região em Campinas fica em segundo lugar no país, por conta do volume de processos e por sua estrutura. O órgão é responsável por quase 600 municípios do estado de São Paulo, onde moram cerca de 21 milhões de pessoas.

O Defesa Num Click é um site onde é possível fazer reclamação de maneira rápida e objetiva, e baseado nas suas informações, um advogado especialista no seu problema lhe será indicado para atendê-lo, após aprovar a indicação do profissional ele receberá seus dados para contato. Vocês conversam, trocam informações e arquivos na plataforma e decidem juntos os próximos passos. Acesse agora mesmo e confira essa nova ferramenta que pode te auxiliar a resolver em caso de ações judiciais.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade