PUBLICIDADE

DINO

Segunda edição do CONDEPE - Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem - reproduz ocorrência de múltiplas vítimas

22 abr 2019 - 20h13
Compartilhar
Exibir comentários

Em toda a área da saúde, os profissionais de enfermagem são os que atuam no contato mais direto e constante com os pacientes. "Desenvolver novos conhecimentos técnicos na categoria - tanto do ponto de vista teórico quanto prático - é a missão da segunda edição do CONDEPE. O evento, promovido pelo Transamérica Expo Center, acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, com o tema "Tecnologia e Desafios da Enfermagem Moderna".

Foto: DINO / DINO

Um dos grandes destaques do evento é a simulação de uma cena reproduzindo situações que têm se tornado corriqueiras no Brasil. De acordo com a organização, a simulação envolve mais de 150 pessoas, que estarão em um ambiente fechado, quando se dará um princípio de incêndio, em condições que dificultarão a evacuação das pessoas. O fogo se alastrará, a fumaça tomará conta de tudo e uma situação de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV) estará instalada. Em meio ao pânico, chegarão viaturas do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau). Aos poucos, as pessoas serão retiradas do espaço em chamas, algumas com queimaduras sérias, uma parcela intoxicada por monóxido de carbono e outras com ferimentos mais leves.

Intitulada "A Atuação das Equipes Pré-Hospitalares em Ocorrência de Incêndio com Múltiplas Vítimas", a simulação acontecerá em um palco de 80 centímetros de altura. Quando retiradas do ambiente simulado, serão atendidas no mesmo nível da plateia, garantindo a visão completa do público.

Este treinamento em massa ensinará equipes de enfermagem a salvar vidas em um incêndio de grandes proporções ou uma tentativa de massacre. Para que o público não perca detalhes, a simulação ocorrerá em um palco em formato pentagonal, isolado por materiais transparentes, como se fossem paredes. No papel das vítimas, alunos de uma faculdade, devidamente maquiados pela Liga de Enfermagem em Emergência da Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Leem). "O realismo na maquiagem será evidenciado pela gravidade das queimaduras nos participantes - um esforço quase cinematográfico", diz Alexandre Marcilio, Diretor geral do Transamérica Expo Center, e apenas a preparação levará cerca de três horas, coordenada pelas professoras, mestrandas e doutorandas do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA).

Entre inúmeros profissionais que darão à simulação ares de vida real, destaque para os SAMUs de Bragança Paulista, Itapevi, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo, além das equipes do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências - GRAU, do Corpo de Bombeiros e de duas equipes do Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências - GMAU/SAMU Santo André (motolâncias). Para uma abordagem completa será repassada toda a atuação do atendimento pré-hospitalar, os limites de ação do profissional e o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros Serviços de Urgência e Emergência em casos semelhantes.

A ideia do treinamento em massa surgiu em virtude de, mesmo com tantas tragédias recentes, pouco se discutir sobre as técnicas de conduta durante um acidente de altas proporções. Assim, a simulação oferecerá a importante oportunidade de esclarecimento de possíveis dúvidas, tanto científicas como práticas. O presidente Colégio Brasileiro de Enfermagem e Emergência (Cobeem), Sergio Dias Martuchi, compreende que "aquilo que os profissionais vão aprender poderá se aplicar em qualquer lugar ou tipo de incidente da mesma natureza".

Eduardo Fernando de Souza, coordenador geral do SAMU de Santo André, que conduzirá o treinamento juntamente com Martuchi, acredita na importância da interação e a integração entre as instituições, fator fundamental para a melhoria contínua da qualidade na assistência prestada neste tipo de evento. "O exercício simulado contará com 50 vítimas, entre elas um manequim gestante de alta fidelidade e um robô de última geração que interage com a equipe de socorro conforme o atendimento, propiciando situações em que os profissionais deverão realizar avaliações rápidas e precisas", antecipa. "As consequências das decisões definirão o prognóstico do binômio mãe-filho".

Este é apenas um dos destaques de uma programação que inclui palestras, oficinas e workshops, sob temas que vão desde a valorização dos profissionais deste segmento - outro pilar importante do congresso - a discussão do papel do profissional de enfermagem na era digital e evolução da profissão. Outros tópicos incluem diagnósticos, empreendedorismo, nutricionismo, cuidados com pacientes (especialmente crianças e idosos), atendimento a vítimas especiais, (as de violência sexual) e mobilização de acidentados.

Uma das novidades do 2º CONDEPE será a premiação de trabalhos científicos. Uma Comissão Julgadora, composta por grandes nomes da Enfermagem, irá selecionar os 50 melhores trabalhos e o primeiro colocado de cada categoria ganhará uma viagem para Miami (EUA) para conhecer a fábrica da Gaumard, uma das maiores empresas do mundo na área de simuladores de alta fidelidade, além do certificado de participação.

O Transamérica Expo Center é uma das empresas pertencentes ao Grupo Alfa e apresenta uma proposta para centros de convenções e exposições. É responsável por sua administração e reconhecida por serviços especializados de alto padrão prestados nos últimos 15 anos, participando desde a concepção técnica até o dimensionamento e viabilidade econômica do empreendimento, gerando novos negócios e oferecendo às empresas e promotores de eventos qualidade, oferta e padronização de serviços.

Website: http://condepe.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade