PUBLICIDADE

Saúde suplementar tem crescimento tímido em abril

Levantamento do IESS destaca a necessidade de novos produtos na saúde e da retomada do mercado de trabalho formal no País

7 jun 2018 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

O total de beneficiários de planos médico-hospitalares teve uma ligeira alta de 0,1% entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado. O que representa 34,7 mil novos vínculos firmados no período. Os números irão integrar a Nota de Acompanhamento dos Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que será divulgada na próxima semana.

Foto: DINO

"Apesar de os dados indicarem um ligeiro aumento do total de beneficiários nos 12 meses encerrados em abril, em linha com os resultados do setor, é preciso analisar esses números com muita cautela", alerta Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS. Além de o avanço ser bastante tímido, praticamente se mantendo estável em relação ao período anterior, o executivo destaca que é comum que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revise os números de beneficiários para baixo com o passar do tempo. "Nos últimos meses, temos acompanhado um movimento que parece um ensaio para a recuperação do setor. Contudo, é possível que esses dados ainda sejam atualizados e, na realidade, não tenha acontecido qualquer aumento no total de beneficiários", explica.

Carneiro afirma que, no momento, o setor precisa se manter atento aos indicadores de emprego e desemprego. Especialmente aos trabalhos com carteira assinada nos setores de comércio, serviços e indústria dos grandes centros urbanos. Setores que, historicamente, costumam oferecer o benefício de plano de saúde aos seus colaboradores, especialmente como uma política de atração e retenção de talentos. Para se ter uma ideia da importância da geração de empregos formais para a recuperação do mercado de saúde suplementar, basta ver que o crescimento registrado nos 12 meses encerrados em abril se deve, exclusivamente, a contratação de planos empresariais. "Infelizmente, os dados de emprego e desemprego no Brasil têm apresentado melhora com base, principalmente, no total da população empregada em trabalhos informais, o que não costuma refletir positivamente no setor de saúde suplementar", analisa.

Mesmo o plano de saúde sendo o terceiro bem mais desejado pela população, atrás apenas da casa própria e educação, como mostra pesquisa recente do Ibope, os empregos informais não dão segurança suficiente para as famílias voltarem a assumir o compromisso financeiro de um plano de saúde. Assim, ainda que haja um reaquecimento da economia, o setor de saúde suplementar permanece praticamente no mesmo ritmo que estava. Para solucionar essa questão e possibilitar que mais pessoas realizem o sonho de contar com um plano de saúde, o IESS defende a adoção de novos produtos como os planos populares e, especialmente, planos com franquia e coparticipação.

Os dados de beneficiários de cada Estado e outras informações relacionadas à contratação de planos de saúde serão publicados na 23° edição da NAB, na semana do dia 11 de junho. Acompanhe em www.iess.org.br.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações

Letra Certa Estratégia e Tática em Comunicação

Lucas Soares - lsoares@letracerta.com

(11)2361-1859

(11)98400-4840

Raphael Ferrari - rferrari@letracerta.com

(11)2361-1859

(11)97680-2324

Jander Ramon - jramon@letracerta.com

(11) 3812-6956

Website: http://www.iess.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade