PUBLICIDADE

DINO

Saúde Suplementar registra 176 milhões de procedimentos odontológicos, aponta IESS

Nota do IESS demonstra importância da Odontologia Suplementar para o País

24 jul 2019 - 09h46
Compartilhar
Exibir comentários

Passou de 176 milhões a quantidade de procedimentos odontológicos contabilizada pelas operadoras de planos de saúde (OPS) em 2018, de acordo com a Nota do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) a partir do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar no Brasil, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Foto: DINO / DINO

Nesse mesmo ano, segundo dados mais recentes do Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (DIOPS/ANS), a despesa assistencial paga pelas operadoras de planos exclusivamente odontológicos aos prestadores totalizou R$ 1,7 bilhão. Valor 10% superior ao registrado em 2017.

José Cechin, superintendente executivo do IESS, destaca que do total de procedimentos realizados em 2018, 71,8 milhões (40,8%) foram ações preventivas, seguido de 29,2 milhões (16,6%) de raspagem supragengival por hemiarcada em maiores de 12 anos, 15,3 milhões (8,7%) de consultas odontológicas iniciais e 15 milhões (8,5%) de exames radiográficos. "Esses números demonstram a relevância dos procedimentos preventivos na odontologia suplementar", aponta o executivo.

Além de apresentar grandes números, o setor de planos e seguros odontológicos têm avançando em inovações. "Operadoras odontológicas têm investido cada vez mais em mecanismos de Inteligência Artificial para auxiliar a identificar lesões em radiografias, diagnosticar antecipadamente doenças bucais, melhorar o conhecimento do perfil dos beneficiários e, com isso, aprimorar a qualidade do atendimento", comenta Cechin. O executivo aponta também que esse setor tem investido pesadamente em instrumentos para detectar e apurar fraudes, desperdícios e abusos, como tratamentos excessivos e desnecessários ou com baixa qualidade no atendimento.

O executivo pondera que é por conta desses investimentos em aprimorar a qualidade do atendimento assistencial que o setor tem um elevado grau de satisfação de seus beneficiários. Segundo a Pesquisa IESS/Ibope de 2017, 79% dos beneficiários de planos odontológicos estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos, 87% afirmaram pretender "com certeza" ou "provavelmente" permanecer com o plano já contratado e 81% recomendariam "com certeza" ou "provavelmente" o plano odontológico que possuem para um parente ou amigo.

Website: https://www.iess.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade