PUBLICIDADE

DINO

Salvador entre os 52 melhores destinos para visitar em 2019 pelo New York Times: mitos e verdades

22 fev 2019 - 21h06
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal americano New York Times (NYT) incluiu Salvador entre os 52 lugares para visitar em 2019, em lista publicada no início de 2019. Em 2018, a cidade também já tinha sido citada entre os melhores destinos pela National Geographic. Também ano passado, ela foi cenário da novela Segundo Sol da TV Globo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a taxa de ocupação da rede hoteleira da cidade atingiu um ótimo índice de ocupação de 80,38% em janeiro de 2019.

Foto: Thiers Chagas / DINO

A inclusão da capital baiana no NYT trouxe reações diversas. Se por um lado foi motivo de surpresa e discórdia, por outro produziu um sentimento de orgulho e de esperança na volta de seu esplendor. De fato, Salvador sofreu muito com uma estrutura precária e má gestão pública, culminando na inativação do seu Centro de Convenções. Ruas sujas, violência, prédios abandonados e péssimos serviços contribuíram ainda mais para essa péssima imagem da cidade. Porém, melhorias são visíveis pra quem circula pelas ruas, como o metrô, a requalificação da orla e a chegada de empreendimentos de peso como dos hotéis Fera Palace e Fasano. E o início das obras do novo centro de convenções sinaliza uma recuperação do turismo de negócios.

O serviço continua sendo a principal deficiência. Há carência de treinamento para melhor atendimento do cidadão e do turista. A cidade ainda está longe dos padrões de qualidade mínimos, podendo gerar uma certa frustração aos visitantes influenciados pela lista do NYT. No entanto, há sinais de que o problema está sendo tratado. Novos investimentos em tecnologia e inovação estão a pleno vapor. Por exemplo, Salvador tem hoje o maior hub de inovação do Brasil, o HUB Salvador. Daí devem surgir novas soluções para melhoria dos serviços.

É possível também justificar a má fama antiga da cidade pela desinformação, não apenas dos turistas, mas principalmente dos próprios moradores. Por exemplo, o charmoso bairro do Santo Antônio do Carmo, reduto de artistas e cenário principal da novela Segundo Sol, é considerado há muitos anos, patrimônio mundial pela UNESCO. Surpreendentemente, não é difícil encontrar muitos soteropolitanos que somente conheceram o bairro assistindo a novela e nunca foram até a região.

Porém esse cenário de desinformação já está em processo de transformação radical com o advento das novas tecnologias e redes sociais. Sites como o Trip Advisor já apresentavam milhares de opções de hospedagem, restaurantes e atividades para fazer em Salvador há anos. No entanto, basta uma rápida visita a blogs e projetos locais que mostram o cotidiano e pontos da cidade muitas vezes desconhecidos dos turistas, para compreender a inclusão da primeira capital do Brasil na lista do NYT. O site Wihu , por exemplo, apresenta lugares e experiências inusitadas para realizar em Salvador, com base no compartilhamento de histórias de seus moradores. Usando filtros como Inusitado e Aventuras descobre-se uma cidade vibrante. É possível encontrar passeio de SUP ou mergulho na Baía de Todos os Santos, pulo de paraquedas, aulas de forró, zoo noturno e pôr do sol no alto do Farol da Barra. É possível conhecer mais sobre sua bela arquitetura religiosa, balé folclórico, dança, gastronomia e viajar nas histórias de seus moradores.

Vivendo essas experiências, conhecendo seus lugares e conhecendo suas pessoas, de diversas raças e religiões é perfeitamente justo considerar Salvador em qualquer lista de favoritas, apesar de seus problemas. Parafraseando Thiers Chagas, advogado soteropolitando, em sua história compartilhada em Wihu , Salvador é uma "janela para o mundo, repleta de encantos".

Sobre lugares e experiências em Salvador:

Site: https://www.wihu.com.br/

IG: @vivawihu

Website: https://www.wihu.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade