PUBLICIDADE

Ruckus Campus Fabric, uma tendência de conectividade que facilita o gerenciamento das redes corporativas

9 nov 2018 - 17h36
Compartilhar
Exibir comentários

Uma arquitetura de rede de alta capacidade que permite economia no uso de recursos ao oferecer uma real convergência de tecnologias, escalabilidade e gerenciamento

Foto: DINO / DINO

A Ruckus Networks, uma empresa do grupo ARRIS, apresenta a nova tendência na gestão das redes corporativas: o Ruckus Campus Fabric. A nova tecnologia de switches fornece funcionalidade equivalente ou melhor do que os grandes sistemas de chassis rígidos modulares, com custos significativamente mais baixos.

O Ruckus Campus Fabric é baseado no padrão IEEE 802.1BR Bridge Port Extension, cujo objetivo é fornecer a opção de recolher as camadas de acesso/núcleo normalmente usadas em redes corporativas para formar um único domínio lógico de gerenciamento, onde todos os serviços são distribuídos e compartilhados.

Essa arquitetura de rede responde perfeitamente às novas necessidades de aprovisionamento de serviços ao acrescentar robustez e flexibilidade de crescimento. É uma arquitetura que traz as redes dos campi para a era moderna, com um melhor suporte à mobilidade sem fio, maior segurança e grande facilidade de implantação de aplicativos.

Funcionamento

O Ruckus Campus Fabric recolhe várias camadas da rede para combiná-las em um único switch lógico, criando uma malha e eliminando a complexidade da implantação, simplificando o gerenciamento da rede e reduzindo custos operacionais. Esse switch lógico permite o compartilhamento de serviços de rede e a redução dos pontos de contato de gerenciamento, bem como dos saltos na própria rede. Um design de camada única abrangendo toda a rede do campus.

O recolhimento das camadas é realizado através de diferentes switches da família ICX da Ruckus, que são divididos em duas funções: camada de acesso e camada de núcleo. A camada de acesso é substituída por equipamentos que desempenham a função denominada Port Extenders, que se conectam a terminais como laptops, estações, pontos de acesso e telefones IP. Por sua vez, a camada de núcleo é substituída por equipamentos cuja função é conhecida como Control Bridges. Ambas as entidades, port extenders e control bridges, comunicam-se e se autoregulam através de mecanismos de controle baseados no padrão IEEE 802.1BR.

Os novos switches são adicionados de forma rápida e fácil, conectando-os à arquitetura Ruckus Campus Fabric, e são configurados através de um processo simples para que sejam reconhecidos por ela. A nova tecnologia combina o poder do chassis distribuído com a flexibilidade e rentabilidade dos switches na forma de blocos ou racks. Assim, todos os switches Ruckus ICX 7000 utilizam esta nova tecnologia para expandir as opções de rede e escalabilidade.

Com o Ruckus Campus Fabric, o controle, a gestão e a regulação dos serviços são consolidados de forma mais simples e com escalabilidade sustentável para fornecer conectividade a todos os computadores. Nesta arquitetura, os APs da Ruckus desempenham um papel crucial, como uma extensão crítica do acesso à rede.

Com o uso do Ruckus Campus Fabric, as empresas obtêm benefícios como:

• Simplificação do gerenciamento das redes corporativas ao não considerar computadores autônomos, que são combinados em uma única entidade virtual.

• Configuração simples.

• Utilização mais eficiente dos recursos de transporte em cabeamento estruturado.

• Alta escalabilidade ao combinar diferentes versões de switches da família ICX 7000 da Ruckus. Suporte desde os modelos de entrada, como o ICX 7150, até os mais robustos, como o ICX 7750.

• Arquitetura sem licenças, pois a funcionalidade é nativa em todos os modelos ICX da Ruckus.

• Capacitação e regulação praticamente autônomas utilizando mecanismos de reconhecimento entre as conexões de cada equipamento.

• Escalabilidade para pouco mais de 1700 portas de acesso (considerando o uso de versões de equipamentos com pelo menos 48 portas), tudo sob um único domínio lógico de controle.

• Melhor retorno sobre o investimento, graças à substituição de equipamentos modulares por equipamentos fixos de uma única unidade de rack, o que garante a redução dos custos de aquisição de equipamentos, um menor consumo de energia elétrica, bem como um menor consumo de sistemas de refrigeração.

Uma característica importante da arquitetura é a possibilidade do cliente final escolher o uso do Ruckus Campus Fabric em diferentes estágios de um projeto, utilizando-o desde o início ou habilitando-o para o futuro. Isso ocorre pois nenhuma licença especial ou substituição de hardware é necessária. Somente o planejamento, a reestruturação e o dimensionamento são necessários, porque a tecnologia é nativa no software do equipamento.

Acompanhe a Ruckus Networks no LinkedIn e no Facebook em português para saber das novidades.

Sobre a Ruckus Networks

A Ruckus Networks, uma empresa do grupo ARRIS, está redefinindo a conectividade em todo o mundo. Estamos construindo, junto com nossos parceiros, redes cabeadas e sem fio seguras para organizações que valorizam as experiências de conectividade para os usuários finais, assim como a simplicidade e menores custos por conexão para o setor de TI.

Sobre a ARRIS

A ARRIS International plc (NASDAQ: ARRS) está criando um mundo inteligente e conectado. O hardware, software e serviços líderes da empresa transformam a maneira que as pessoas e empresas se mantêm informados, entretidos e conectados. Para mais informações, visite www.arris.com.

Copyright © 2018 ARRIS Enterprises, LLC. Todos os direitos reservados. Ruckus, Ruckus Networks, o logotipo da Ruckus, as marcas Cloudpath, BeamFlex e SmartZone são registradas nos EUA e em outros países. Outros nomes e marcas mencionados neste documento ou site da web pertencem aos seus respectivos proprietários.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade