1 evento ao vivo

Refeições escolares podem melhorar a saúde das crianças

30 out 2018
04h20
  • separator
  • comentários

Nos países ocidentais, as pessoas têm total consciência da importância de opções de alimentação saudável para os alunos. Na França, por exemplo, onde o almoço é a principal refeição do dia, encontramos escolas que levam muito a sério a qualidade do déjeuner (almoço).

Foto: DINO / DINO

Na Ásia, muitas escolas também oferecem almoço a seus alunos. As refeições escolares são altamente valorizadas porque liberam os pais ou responsáveis da sua tarefa diária de preparar o almoço em casa. No Vietnã, as refeições escolares são muito populares porque a maior parte dos pais trabalha. No entanto, quando se trata de nutrição, elas não são consideradas balanceadas. Além disso, as escolas não possuem nutricionistas que estabeleçam cardápios adequadamente.

Com isso em mente, a Ajinomoto Vietnã iniciou um projeto para fornecer menus para escolas em que as crianças não tinham uma alimentação balanceada, provocada pela falta de nutricionistas na equipe e de conhecimento científico-nutricional. A Ajinomoto Co., Inc. ("Ajinomoto Co.") do Japão é a empresa controladora da Ajinomoto Vietnã, com um longo histórico no negócio de alimentos. A Ajinomoto Co. tem uma forte relação com nutricionistas e, ao mesmo tempo, ostenta vasta experiência no
fornecimento de cardápios a hospitais e serviços alimentares.

"Era necessária uma grande mudança nas refeições das escolas do Vietnã", conta Hiroharu Motohashi, atual vice-gerente geral da Divisão de Produtos Alimentícios da Ajinomoto Co. "As refeições escolares do país eram insatisfatórias em relação ao equilíbrio nutricional. Não havia micronutrientes suficientes, embora tenhamos encontrado uma considerável quantidade de carboidratos. Lipídeos, carboidratos e proteínas nos alimentos devem ser balanceados e devidamente proporcionados,
especialmente para as crianças".

A Ajinomoto Co. convidou os responsáveis do setor no Vietnã para irem ao Japão e apresentou a eles
o sistema japonês de refeições escolares, que data dos anos 1940. A esse sistema atribui-se a melhoria da saúde geral das crianças japonesas após a guerra. Um dos aspectos mais enriquecedores para os visitantes vietnamitas foi o sistema de gerenciamento de uma nutrição balanceada.

As autoridades vietnamitas e a Ajinomoto Vietnã iniciaram o projeto de refeições escolares em 2012.
Foi implementado inicialmente na cidade de Ho Chi Minh, o centro econômico do Vietnã. Nessa época,
213 escolas primárias participaram do projeto. A Ajinomoto Vietnã elaborou um plano-diretor para
refeições escolares com cardápios não repetidos para 40 dias e deu sugestões para a equipe da cozinha sobre como minimizar o tempo de preparação. Em 2015, o projeto foi ampliado com sucesso. Desde sua origem, outras cidades uniram-se ao projeto, incluindo Da Nang (2013), Hai Phong (2014) e Hanói (2015).

"Agora é o momento de iniciar um novo capítulo", conta Motohashi, ex-diretor geral da Ajinomoto Vietnã e que desempenhou um papel importante. "Nós criamos o software que os professores podem usar para desenvolver cardápios diariamente nas escolas a partir dos seus computadores. A equipe da cozinha pode preparar pratos em conformidade".

Existem 120 cardápios disponíveis com mais de 360 pratos únicos, todos diversos, deliciosos e nutricionalmente balanceados. As escolas podem desenvolver seus menus escolhendo os cardápios ou combinando os pratos disponíveis para criar novos cardápios. Ele funciona como uma calculadora com a qual você verifica a proporção de proteínas, lipídeos, carboidratos, além de calorias e sal. Ele indica a quantidade adequada de ingredientes de acordo com a quantidade de estudantes.

Cerca de 2.900 escolas em todo o Vietnã entraram no programa. "Eu conheci algumas pessoas que desejavam usar o software para cozinhar em casa. Foi quando abrimos a porta para uma nova era."

Esse episódio pode oferecer à Ajinomoto Vietnã muitas oportunidades, como estabelecer um site para cozinha doméstica em que os usuários podem conferir os cardápios todos os dias. Além disso, "você pode calcular o equilíbrio nutricional e criar receitas específicas para sua família", lembra Motohashi, que continua dizendo que, no futuro próximo, os usuários poderão solicitar produtos através do site com apenas um clique.

"Acredito que esse conceito possa ser uma das boas práticas quando os países asiáticos se depararem com a melhoria do status nutricional das refeições escolares. A Ajinomoto Co., (Tailândia) Ltd. iniciou as melhorias nas refeições escolares com os governos utilizando esquemas diferentes, e outras afiliadas asiáticas também estão começando a considerar melhorar as refeições escolares. Pode ser possível expandir o programa ainda mais, para locais como EUA e Europa", concluiu Motohashi.

Sobre a Ajinomoto Co., Inc.
A Ajinomoto Co. é um fabricante global de temperos, alimentos processados, bebidas, aminoácidos, produtos farmacêuticos e especialidades químicas de alta qualidade. Durante muitas décadas, a Ajinomoto Co. contribuiu para a cultura alimentar e a saúde humana através da aplicação ampla de tecnologias de aminoácidos. Hoje, a empresa está se envolvendo cada vez mais com soluções para a melhoria de recursos alimentares, saúde humana e sustentabilidade global. Fundada em 1909 e agora operando em 35 países e regiões, a Ajinomoto Co. obteve vendas líquidas de JPY 1.150,2 bilhões (USD 10,36 bilhões) no ano fiscal de 2017. Para saber mais sobre a Ajinomoto Co. (TYO: 2802), visite www.ajinomoto.com.



Website: http://www.ajinomoto.com
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade