0

Redes sociais corporativas vêm fazendo a diferença na rotina de centenas de empresas

31 jul 2017
19h08
atualizado em 1/8/2017 às 03h37
  • separator
  • comentários

As redes sociais corporativas estão cada vez mais presentes na rotina das empresas brasileiras, contribuindo para criar ambientes mais saudáveis e para aumentar a produtividade das equipes. Há muito elas deixaram de ser classificadas como o futuro da comunicação interna, transformando-se no presente. Elas chegaram para ficar. E ficaram.

Quem usa garante: os resultados podem ser surpreendentes se a plataforma for bem utilizada. Foi o caso de uma clínica médica localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro que aumentou em 30% o faturamento em um trimestre. O segredo? Eles utilizaram os recursos de uma rede social corporativa para eliminar ruídos na comunicação interna que vinham prejudicando o atendimento a seus clientes. A produtividade dos colaboradores também aumentou em torno de 40% no período.

Mas por se tratar de um tema relativamente novo para a maior parte dos gestores, ainda existem muitas dúvidas sobre os reais benefícios e sobre como implantar com sucesso uma rede social corporativa.

Confira algumas dicas simples para ajudar você a tirar o melhor proveito da sua rede social corporativa.

1) Escolha uma plataforma que seja fácil de usar

O mercado conta hoje com uma infinidade de sistemas que prometem revolucionar o ambiente interno das empresas. Normalmente são plataformas robustas, com muitas funções e uma interface pouco amigável, que afastam e dificultam a usabilidade dos seus colaboradores. Uma boa rede social corporativa deve ser o oposto disso: precisa ser simples, leve, intuitiva, facilmente reconhecida pela sua equipe.

2) O apoio dos gestores é imprescindível

Se você é um gestor, implante agora mesmo uma rede social corporativa na sua empresa. O aumento da produtividade dos colaboradores pode chegar a 40% com a utilização de uma boa plataforma. Se não é, trate de convencer seus superiores sobre a importância desta ferramenta de comunicação interna. O apoio deles é fundamental para o sucesso do projeto. Se o chefe usa, vira exemplo para sua equipe.

3) Defina quem vai liderar o processo de implantação

É importantíssimo ter alguém comandando o processo de implantação da sua rede social corporativa. Essa pessoa será a responsável por cuidar de todos os detalhes necessários e acompanhar a evolução da adesão. Além disso, ao definir um gerente para a rede social você demonstra que o projeto é estratégico e importante para a empresa.

4) Crie regras, mas não em excesso

Uma rede social é estritamente social. Uma rede social corporativa equilibra-se entre o relacionamento interpessoal e os assuntos corporativos. Manter essa harmonia é o papel de regras claras de boa convivência, que vão garantir que todos tirem o melhor proveito da plataforma. Defina o que é e o que não é permitido, mas muito cuidado para não engessar demais o espaço. Esse já é um excelente começo.

5) Use a criatividade para incentivar a interação

Não adianta possuir uma rede social corporativa se ninguém estimula a interação entre os colaboradores da empresa. Esse papel, inicialmente, pode ficar com o gestor da rede, mas aos poucos ir sendo assumido pelas demais lideranças da empresa. E aí pode abusar da criatividade para criar enquetes e concursos, por exemplo, que despertem o interesse do seu time.

Em empresas mais conservadoras, a adaptação à rede social corporativa pode ser um pouco difícil. Grande parte dos colaboradores sente-se inibida a compartilhar ou comentar assuntos de forma natural. Trazer temas divertidos e, muitas vezes, não relacionados ao trabalho, ajuda a quebrar o gelo neste primeiro momento. Mas cuidado para não envolver a equipe em polêmicas.

6) Mantenha sua mente aberta às novidades

Pensar a comunicação interna de uma forma diferente, mais estratégica, enxergando seu potencial transformador, é crucial. Se você não estiver disposto a fazer concessões para modernizar o setor, nem tente implantar uma rede social corporativa. Mas saiba que em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas estão sempre buscando a forma mais inovadora e eficaz para aumentarem a produtividade.

7) Tenha muita paciência

A experiência em centenas de empresas tem nos mostrado que as redes sociais corporativas aumentam a produtividade e tornam os ambientes internos muito mais saudáveis. Mas, como já dissemos, mudanças não são fáceis e não acontecem da noite para o dia. É preciso muita dedicação e paciência até que os resultados comecem a aparecer.

8) Fique sempre acessível

O líder do século XXI não se tranca em um escritório onde, teoricamente, resolve assuntos "mais importantes". Ele reconhece o papel e o valor de cada colaborador, de cada etapa do processo, para o sucesso da empresa. E está sempre acessível para conversas e feedbacks. Horizontalizar a comunicação, eliminando barreiras, é um passo fundamental para implantar com sucesso uma rede social corporativa.

9) Proporcione momentos de descontração

Para ter uma rede social corporativa de sucesso, não adianta envolver seus funcionários apenas em assuntos profissionais. É preciso proporcionar momentos de descontração, nos quais todos vão interagir e conversar sobre os mais variados assuntos. Inclusive (e quem sabe) sobre o trabalho.

Empresas inovadoras, como a Pixar, estimulam a realização de atividades variadas durante o expediente com o objetivo de criar um ambiente mais leve de trabalho, onde chefes e subordinados convivem de igual para igual, seja aprendendo um instrumento musical ou mesmo realizando simples torneios de sinuca. O importante é o convívio.

10) Acompanhe de perto a evolução

Uma rede social, seja ela corporativa ou não, depende essencialmente de pessoas para o seu sucesso. Por isso, não dá pra deixar no automático. É preciso ter dedicação e acompanhar bem de perto a evolução da comunicação interna e os resultados que ela traz para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que é necessário para implantar uma rede social corporativa na sua empresa, é hora de escolher uma plataforma. A Intrasocial, por exemplo, é uma das principais empresas brasileiras que disponibilizam este tipo de serviço. O melhor é que você pode experimentar gratuitamente por 30 dias, criando seu perfil e convidando seus colaboradores para utilizá-la.



Website: http://www.intrasocial.me

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • comentários
publicidade