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Queda no comércio não prejudica otimismo para Black Friday

Expectativa de venda e o aumento de novos compradores gera oportunidade para micro e pequenas empresas

15 out 2018 - 15h37
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Dados divulgados pelo IBGE evidenciam que as vendas do comércio continuam prejudicadas desde maio, ainda por conta da greve dos caminhoneiros. Em julho foi registrado queda de 0,5% das vendas no mercado brasileiro, se comparado ao mês anterior. Mesmo assim as expectativas para a Black Friday, com data em 23 de novembro, estão altas.

Foto: Getty Images / DINO

Segundo último levantamento do Google, 81% dos 1.500 entrevistados declararam que pretendem comprar durante a Black Friday. O número de pessoas que conhecem a data comercial subiu de 27% dos respondentes, em 2014, para 99,5% em 2018. Os novos compradores estão aumentando gradativamente e a classe C é que mais se insere nesses percentuais, seis entre dez pertenciam à classe C.

Para os pequenos e microempresários esta é uma oportunidade que traz muitas vantagens e possibilidades de aumento de vendas. Segundo Lars Leber, country manager da Intuit, é preciso se preparar o quanto antes. "Para uma ação eficiente é importante conhecer muito bem o próprio negócio e neste caso o controle das finanças pode ser um aliado fundamental na definição da estratégia comercial", diz.

Foi pensando neste momento estratégico que a Intuit preparou quatro dicas infalíveis pré-Black Friday, para que os empresários possam ter os melhores resultados com a data.

• Foque na campanha e nos descontos: Por meio do seu controle financeiro, analise suas vendas dos últimos meses, entenda suas margens e quais produtos têm em estoque. Determine então o objetivo da campanha, o público que deseja atingir e só então defina quais produtos e serviços serão ofertados e quanto de descontos você irá adicionar. Com a ajuda do QuickBooks, por exemplo, é possível fazer análises financeiras para medir a margem dos produtos/serviços e poder definir os descontos a serem estabelecidos de forma prática e inteligente. Com isso em mente é possível decidir quanto pode ser investido em ações de marketing para divulgação e captação de novos clientes.

• Não fique com o estoque vazio: Outra questão essencial quando se trata de Black Friday é o planejamento do estoque. É importante avaliar quais produtos podem entrar em uma "queima de estoque", avaliar quantidades para garantir volume de vendas e, por fim, identificar a condição real do estoque e os produtos que possuem maior rotatividade. O mesmo critério vale para a oferta de serviços. Analise sua capacidade de entrega e qual prazo pode cumprir para não ter problemas com a entrega após a venda.

• Entenda - e se planeje para - a gestão de diferentes modos de pagamento: Nenhuma das dicas acima se torna possível sem a gestão do fluxo de caixa. É preciso estar atento para administrar diferentes formas de pagamento, como parcelamentos, e avaliar precificação dos produtos tendo em mente as taxas de cartão de crédito, além de estabelecer os fretes e estudar a implantação do frete grátis a partir um valor total de compra, como acontece com frequência nos e-commerces. É importante garantir que a promoção não irá ter um impacto negativo nos meses pós Black Friday e que não haja um desencontro de caixa entre os investimentos realizados para campanha e o efetivo recebimento das vendas.

• Faça estimativas para próximas vendas: Crie orçamentos e avalie expectativas a curto, médio e longo prazo, incluindo os meses que antecedem a Black Friday. Organizar o que se espera para cada mês torna possível uma análise posterior do que se concretizou ou não, isso ajuda a entender melhor o seu negócio a cada ação realizada. Essas informações também serão importantes para promoções futuras - com um histórico documentado do que aconteceu em promoções anteriores, fica mais fácil prever e se preparar para futuras campanhas.

Sobre a Intuit

A Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além de profissionais autônomos.

O portfólio de produtos da empresa no Brasil inclui os sistemas QuickBooks ZeroPaper e QuickBooks Online, que são baseados na nuvem e têm mais de 4 milhões de usuários no mundo.

Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 5,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2017.

Considerada pela Forbes como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido.

Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.intuit.com/br

Informações à imprensa: 

Ketchum

Malu Gonçalves I Tel.: 11. 5090-8900 ramal 8916 I malu.gonçalves@ketchum.com.br

Bruna Santos Tel.: 11. 5090-8900 ramal 8952 I bruna.santos@ketchum.com.br

Geninha Moraes I Tel.: 11. 5090-8945 I geninha.moraes@ketchum.com.br

Website: https://quickbooks.intuit.com/br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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