PUBLICIDADE

PROTESTE explica como reduzir efeitos dos agrotóxicos nos alimentos

Dicas valiosas para reduzir seus efeitos ajuda a tornar a ingestão de frutas, verduras e legumes mais saudáveis

6 jun 2018 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil possuem aditivos químicos. Com esse número, o País alcançou o primeiro lugar na lista dos que mais utilizam agrotóxico e permanece nessa posição desde 2009. A PROTESTE, Associação de Consumidores, acredita que tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população, o uso dos pesticidas deve ser reduzido, para que seus efeitos não prejudiquem a saúde.

Diante desta realidade, já em 2016, a Associação realizou um teste com 30 amostras adquiridas em supermercados e feiras nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. O teste revelou que em 14% das amostras, os níveis de pesticidas estavam acima dos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já 37% continham substâncias não autorizadas para o plantio de determinado tipo de alimento ou proibidas no Brasil (porque não tiveram sua segurança para a saúde comprovada).

Como nos dias atuais é difícil evitá-los por completo, a PROTESTE recomenda aos consumidores o consumo de alimentos orgânicos ou o cultivo de uma horta em casa. Outra medida é identificar a presença excessiva dessas substâncias prejudiciais e retirá-las da camada mais externa da fruta, legume ou verdura adquiridos no supermercado. A Associação listou algumas medidas que podem ajudar:

Dê preferência às frutas e verduras da época. No período de safra, as frutas têm melhor qualidade nutricional, são mais frescas, têm mais sabor e são mais baratas. Fora da estação adequada, é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenham recebido cargas maiores de agrotóxicos;

Como a oferta de frutas produzidas organicamente ainda não é satisfatória, procure sempre descascar as frutas, em especial frutas como pêssegos, nectarinas, peras e maçãs. Alguns resíduos de agrotóxicos ficam depositados nas cascas;

Lave bem as frutas e verduras em água corrente e coloque-as numa solução com vinagre (4 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água), durante 20 minutos, ou numa solução com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de água) por 20 a 30 minutos. Esses procedimentos podem reduzir, sobretudo, contaminações microbiológicas e uma pequena parte dos agrotóxicos de contato (que estão na casca). Contudo, não há comprovação científica que esses procedimentos eliminem os resíduos de agrotóxicos.

Semana dos Alimentos Orgânicos

Acontecerá em todo o Brasil, entre os dias 27 de maio e 3 de junho, a 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A PROTESTE, Associação de Consumidores, é uma das parceiras da CPOrg/RJ, Comissão da Produção Orgânica no Rio de Janeiro, apoiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e está colaborando para este evento, que é promovido anualmente.

A Semana tem o intuito de lançar a Campanha Permanente de Promoção do Produto Orgânico, além de proporcionar aos consumidores um maior acesso a informações sobre os sistemas orgânicos de produção.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: www.proteste.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade