PUBLICIDADE

DINO

Projeto Combinando Palavras motiva estudantes a lerem mais, é o que aponta pesquisa

26 set 2019 - 16h58
(atualizado em 27/9/2019 às 03h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Ter contato com uma obra literária, viajar pelos caminhos do texto e incorporar a mensagem extraída da leitura para o repertório cultural. E mais: aprender a desvendar a linguagem dos escritores e depois ter a oportunidade de conhecê-los pessoalmente. Essas são algumas das conquistas dos leitores em formação que participaram do "Combinando Palavras", em Ribeirão Preto (SP), durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada de 9 a 16 de junho. Para avaliar o desempenho e resultados do projeto, a Fundação do Livro e Leitura e a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) realizaram uma pesquisa com professores e alunos envolvidos neste ano. O resultado trouxe indicativos positivos, entre eles, o fato de que os estudantes passaram a ler mais após participarem da vivência. A pesquisa detectou que 96% dos participantes leram algum livro nos últimos três meses.

Foto: DINO / DINO

Na percepção dos docentes participantes, os alunos passaram de nenhum ou pouco conhecimento sobre os autores lidos a algum conhecimento sobre o autor. Constatou-se ainda, que os alunos gostavam 'mais ou menos' de ler livros antes de se envolverem na proposta do Combinando Palavras e, depois, passaram a gostar muito. Foram aplicados 227 questionários com alunos de 58 escolas: 69,2%, do gênero feminino, e 30,8% do gênero masculino, com idades entre 14 e 17 anos. A maioria dos entrevistados foi de alunos (81,9%) e 18,1% de professores. A pesquisa foi desenvolvida por alunos voluntários do curso de Publicidade e Propaganda da Unaerp e voluntários da Feira do Livro, sob supervisão dos professores Daniela Tincani e Renato Campos.

Para a professora Daniela Tincani, os dados mais significativos foram as médias ponderadas das percepções dos alunos e dos docentes, pois foi possível identificar mudanças e o aprendizado antes e depois da participação deles. "Foi muito gratificante saber que 96% são considerados leitores de livros, que estão satisfeitos com o projeto e, que de algum jeito, se envolveram". A professora acredita que o projeto proporciona uma mudança de visão tanto para os alunos quanto para os docentes. "Pelos depoimentos, nota-se que eles aumentaram o gosto pela leitura de livros e mudaram sua forma de pensar ou refletir", conclui.

Adriana Silva, curadora da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura avalia que o estudo é muito importante para as diretrizes da Fundação, já que através dos dados é possível validar algumas estratégias para o Combinando Palavras. "A partir dos resultados nós conseguimos propor revisões no sentindo de uma aproximação cada vez maior com os professores, a própria rede de ensino ou mesmo os estudantes", explica.

Lucas Molina, gerente adjunto do Sesc Ribeirão Preto, instituição parceira do "Combinando Palavras", destaca que todas as ações desenvolvidas para a Feira do Livro reforçam o trabalho das instituições culturais e sociais como o Sesc - no sentido de possibilitar uma sociedade mais igualitária e cidadã. "Ampliar o contato dos visitantes da Feira com o livro e literatura e apresentar novos hábitos culturais é um êxito do evento e dos desdobramentos provocados ao longo do ano, já que entendemos o trabalho da Fundação como algo vivo, permanente e transformador", destaca. Para ele, é motivo de comemoração a permanência do evento que completou nesta edição 19 anos. "Com esta magnitude e a preocupação de realizar uma pesquisa, podemos aprimorar ano a ano nossas ações frente aos diversos públicos que atendemos", diz.

Alcance cultural

Este foi o terceiro ano de realização do "Combinando Palavras. Nesta edição, o projeto seguiu as diretrizes do tema da 19ª Feira do Livro: "Entre Uma História e Outra, Uma Nova História - Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

O projeto, que é uma realização da Fundação do Livro e Leitura em parceria com o SESC, a Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, Secretaria da Educação, Educandário e Etec, atraiu neste ano mais de 8 mil estudantes, sendo 5 mil de escolas estaduais e particulares, 2 mil da rede municipal de ensino, 500 do Educandário e 500 da Etec - seguindo o modelo padrão já implementado nos anos anteriores. Participaram 92 escolas, sendo instituições de Ribeirão Preto e mais 13 cidades da região metropolitana.

Os autores escolhidos para serem lidos com encontro marcado com alunos do ensino médio da rede Estadual de ensino foram: Sérgio Vaz, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza e Estrela Leminski. Já os estudantes das escolas da rede Municipal tiveram contato com as obras da autora infantojuvenil homenageada, Heloisa Prieto. O autor Renan Inquérito foi apresentado aos alunos da Etec José Martimiano da Silva. Marcelino Freire foi o autor direcionado para alunos de escolas particulares da cidade e região. Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela Feira do Livro, foi inspiração para leitura e produção de trabalhos criativos por estudantes do Educandário e ainda por todos os envolvidos no projeto Recortando Palavras, novidade neste ano.

Adriana Silva explica que a Fundação manteve o compromisso de oferecer atividades literárias de formação aos estudantes da rede pública de ensino para só depois eles interagirem com autores durante o evento. Os professores também passaram por atividades de formação e levaram dinâmicas com um aprendizado específico para as salas de aulas. "Essa oportunidade do contato mais próximo com escritor durante a Feira é inesquecível para os alunos. É uma vivência que realmente transforma estes novos leitores", avalia.

Lucas Molina complementa que os alunos da região têm na Feira do Livro uma oportunidade ímpar de vivenciar a literatura por meio das experimentações e vivências que extrapolam o livro. "Tal caminho possibilita uma trama nova de aprendizados e de conexões que podem, ao longo dos anos, formar gerações de leitores apaixonados pela palavra escrita e todas as possibilidades que esta apresenta na vida".

Lançamento de Vídeo

Para fechar as atividades do projeto neste ano, a Fundação do Livro apresenta em suas redes sociais, o vídeo institucional do "Combinando Palavras". O VT pode ser acessado também pelo canal do YouTube: https://youtu.be/qSeJ1Jlk5YI

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade