PUBLICIDADE

DINO

Projeto Alma Brasileira leva MPB para estudantes da rede pública de Brasília

22 out 2018 - 14h22
Compartilhar
Exibir comentários

Estudantes de escolas da rede pública de ensino de Brasília (DF), entre 12 e 18 anos de idade, estão tendo a oportunidade, desde o final de setembro, de uma vivência intensa com a arte. Pela primeira vez, o Projeto Alma Brasileira (Edição DF) acontece em cinco escolas de diferentes regiões da cidade (Ceilândia, Gama, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga). O objetivo é propiciar aos alunos descobertas e transformação através do contato sensorial com a música. Ao todo, a temporada promove oito apresentações e ainda neste final do mês de outubro, acontecem espetáculos e oficinas em mais três escolas: no dia 22, na Escola Parque 304 Norte, no Plano Piloto; no dia 26 na Escola Maria do Rosário, Ceilândia; com término no dia 29 de outubro, CEM 414 Samambaia, todos os dias às 14h.

Foto: DINO / DINO

O projeto, que foi configurado para promover concertos, palestras musicadas e oficinas de percussão, viabiliza aos estudantes o contato com a música brasileira. Para muitos, esta é até a primeira apresentação musical que assistem, o que sensibiliza e desperta emoções, conforme percepções da equipe envolvida. A proposta vai além da aproximação com o público e gera um entendimento mais amplo sobre a cultura local e a miscigenação étnica que estão nas raízes da MPB.

Para Cesar Augusto de Souza Oliveira, professor e coordenador do grupo musical da Escola Parque na Ceilândia, que acompanhou a apresentação do Alma Brasileira no dia 16 de outubro, este modelo de projeto cultural é muito enriquecedor para o aprendizado dos estudantes. "Nossos alunos estão precisando muito deste contato com a arte e com a apresentação dos ritmos brasileiros. Eles passaram a conhecer o que há de melhor na nossa música brasileira - aprendizado essencial para os dias de hoje", comentou.

O repertório é formado por música brasileira instrumental e tradicional, desde Chiquinha Gonzaga a Egberto Gismonti e propicia uma viagem através da história do brasileiro tendo a música como fio condutor. Choro, samba, frevo e alguns estilos só percussivos são apresentados - com a participação dos alunos das oficinas de percussão - como o samba batucada e o ijexá.

A professora Laura Cibele Leal Rodrigues, coordenadora do projeto social (PESC) - Programa Esportivo Social e Cidadania que funciona no Sesc Gama, diz que os alunos adoraram e que a atividade realizada no dia 8 de outubro foi diferente para eles. "O projeto é maravilhoso e deu até para gente ver quem tem um talento para a música", comenta.

Despertando a vivência musical

Criado em 2005, o Alma Brasileira já foi apresentado em mais de 25 países e em diversas cidades brasileiras, universidades, escolas do ensino médio, conservatórios e CEBs (Centros de Estudos Brasileiros no exterior). Países como Egito, Síria, Líbano, Bélgica, Holanda, Irlanda, Suécia, Hungria, Azerbaijão, Jordânia, França, Moçambique, Nova Zelândia, Guatemala, entre outros, já receberam o projeto.

Nesta edição, o espetáculo integra artistas do Trio Baru e Camerata Caipira, grupos que são referências na música, com projeções nacionais e internacionais. São eles: Nelson Latif, no cavaquinho; Bosco Oliveira, no violão; Sandro Alves e Ismael Rattis, na percussão. Todos apresentam experiências como professores de música e arte-educadores. Desenvolvido e projetado pelos artistas responsáveis, o Alma Brasileira conta ainda com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Apresentado pelo Coletivo Educação pela Arte, o Alma Brasileira - Edição DF reúne apresentações com oficinas de percussão, seguidas de palestras musicadas sobre a História do Brasil moderno, tendo a música como fio condutor. Segundo o coordenador do projeto e também músico, sociólogo e gestor cultural, Nelson Latif, a ideia é proporcionar aos estudantes e ao público em geral, o primeiro contato com a música tradicional brasileira. "São oficinas de percussão e palestras musicadas, oferecendo subsídios artísticos e teóricos para entender o desenvolvimento cultural do nosso País", explica.

Dessa forma, o projeto utiliza a música como elemento didático, visando a formação de plateia através da sensibilização frente às manifestações culturais brasileiras, com a combinação de dois vetores: oficinas musicais e ações educativas. "Acreditamos que essa combinação de ações é um passo na direção de um maior desenvolvimento artístico e intelectual, musicalizando nossos jovens e proporcionando um maior conhecimento dos estilos de raiz brasileira", destaca.

Latif avalia que, no Brasil a exposição à arte de qualidade no ensino público, seja no Distrito Federal ou em todo território nacional, é escassa. "O resultado é uma realidade com adolescentes desculturados, com pouco conhecimento dos fundamentos da música, da dança, e da cultura de seu País", alerta.

Complementando a oficina, o projeto realiza ainda a palestra musicada "Vereda da Música Brasileira", que explica o desenvolvimento histórico, artístico e social do Brasil, adaptada à faixa etária e ilustrada com passagens musicais e causos curiosos da música brasileira.

Na ótica do idealizador do projeto, Nelson Latif, a expectativa com o desenvolvimento do projeto é que a união de professores experientes e conhecedores da realidade do Distrito Federal, com metodologia específica e contemporânea, seja um passo assertivo na direção de um melhor aprendizado da cultura brasileira. "Uma ação frente à carência de projetos correlatos na rede pública de ensino da capital federal. Ainda, temos certeza que, uma vez concretizado o objetivo desse projeto, teremos dado um passo, que embora pequeno, ruma à capacitação artística e cognitiva da atual geração de estudantes da cidade e para a formação de plateia futura", conclui o artista.

A professora de matemática, Amanda Oliveira Fonseca, que teve a oportunidade de conhecer a proposta ao lado de seus alunos do CEF 04, Taguatinga, no dia 11 de outubro, disse que a música e apresentação dos músicos envolveram todos os presentes. "O projeto é lindo e nossa escola gostou bastante", conclui.

AGENDA/ próximas apresentações

Alma Brasileira - DF (Participação gratuita / Classificação Livre)

22/10 / 14h: Escola Parque 304 Norte / Plano Piloto

26/10 / 14h: Escola Maria do Rosário / Ceilândia

29/10/ 14h: CEM 414 Samambaia

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade