PUBLICIDADE

Profissionais de Saúde saem às ruas do país para participar da Ação Nacional de Combate ao Câncer

13 nov 2018 - 12h55
Compartilhar
Exibir comentários

Uma grande mobilização nacional em prol da prevenção contra o câncer, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Este é o objetivo da campanha "Troque o Medo por Esperança", Ação Nacional de Combate ao Câncer que acontece dia 25 de novembro, domingo, em diversas capitais e grandes cidades de todo o país.

Foto: DINO / DINO

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e conta com o suporte de diversos parceiros da área, como associações médicas de várias especialidades da Saúde, ligas acadêmicas, entidades da sociedade civil, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, governos locais e o apoio das Forças Armadas.

A apresentadora Ana Maria Braga é madrinha da campanha. Ela gravou um vídeo de apoio à mobilização para chamar a população para participar do evento e para conscientizar as pessoas da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

DADOS SOBRE CÂNCER NO BRASIL

"O câncer é hoje a segunda causa de morte no país. E a incidência da doença vem aumentando a cada dia", diz o cirurgião oncológico Cláudio Quadros, presidente da SBCO. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 600 mil novos casos da doença em 2018 no Brasil.

"Este quadro só será revertido com muita informação sobre como se prevenir e estar sempre em dia com os exames de rotina, para o diagnóstico precoce", afirma.

Segundo Cláudio Quadros, cerca de 60% dos casos de câncer só são descobertos quando já estão em fase avançada. "Por isso é que as campanhas de conscientização são tão importantes. Só por meio delas é que conseguiremos que as pessoas prestem mais atenção aos sinais de alerta de que algo não vai bem no seu corpo e procurem rapidamente o médico".

O cirurgião explica que o mote da campanha, "Troque o Medo Por Esperança", tem como finalidade mostrar que, tomando os cuidados necessários - prevenção, diagnóstico precoce e tratamento com uma equipe multidisciplinar - a chance de cura do câncer é grande.

"O medo, muitas vezes, é fruto da desinformação. E nossa missão é esclarecer as pessoas sobre os diversos tipos da doença, a prevenção de cada um e o tratamento adequado. Vamos unir o Brasil para que a esperança de combate ao câncer, através da informação e do tratamento especializado, vença o medo do desconhecido".

O domingo, 25 de novembro, foi escolhido como data de mobilização pela proximidade com o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

TROQUE O MEDO POR ESPERANÇA

As ações da campanha foram elaboradas segundo o perfil da população local. Assim, cada região terá atividades voltadas para a divulgação de informações e a prevenção dos tipos de câncer de maior prevalência na área.

Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, a incidência de tumor de colo de útero é maior do que no Sul e Sudeste. Por conta disso, será priorizada a vacinação contra o vírus HPV.

No estado do Amazonas, médicos de Manaus irão de barco até as comunidades ribeirinhas para vacinar as meninas, com o apoio das Forças Armadas.

Em linhas gerais, haverá apresentação de vídeos educativos, orientação médica gratuita, aulas de exercícios físicos, distribuição de protetor solar, programação para as crianças, e, em algumas cidades, realização de mamografias, vacinação contra hepatite e contra o HPV.

Mais informações e programação completa no site www.troqueomedoporesperanca.com.br.

SERVIÇO:

O que: Ação Nacional de Combate ao Câncer, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e parceiros.

Onde: Ações em diversas capitais, Distrito Federal e várias cidades.

Quando: Dia 25 de novembro, domingo. Os horários variam conforme a cidade.

Website: http://www.troqueomedoporesperanca.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade