PUBLICIDADE

DINO

Previsão de publicação do edital do Enem 2018

Exame terá mudanças e deverá ter edital publicado até 21/03.

21 mar 2018 - 13h34
Compartilhar
Exibir comentários

O edital do Enem 2018 já tem data marcada para a sua publicação, que deve ocorrer no dia 21 do mês de março, quarta-feira, de acordo com a divulgação feita pelo Inep.

Foto: DINO

No final do mês de fevereiro o Inep divulgou que estava se reunindo junto ao Ministério Público Federal, a fim de mostrar as alterações que poderiam ser feitas no edital do Enem. Ainda de acordo com o Ministro, as mudanças que pretendem acontecer ainda não devem ser antecipadas.

Dessa forma, os interessados em realizar a edição do Enem 2018 podem ficar preparados para as mudanças que devem ocorrer em breve, já que alterações no edital, que nada mais são que a oficialização das novas regras do exame, acontecem com frequência.

Para quem não sabe, a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, desde 2009 vem sendo aplicada no mesmo formato, isto é, o candidato precisa fazer 180 questões e uma redação. Devido à grande extensão da prova, uma das regras que até os dias de hoje não se alterou é a de que o exame é dividido em dois dias. Sendo assim, em um dia resolve-se 90 questões e em outro dia diferente, outras 90 questões, além da redação dissertativa.

No entanto, ao longo dessas edições houveram diversas alterações, isto é, desde o novo formato de aplicação, que teve início no ano de 2009, as provas eram realizadas em um mesmo final de semana. Dessa forma, as provas de humanas e ciências eram aplicadas no sábado, sendo que cada uma delas possuía cerca de 45 questões. Já no domingo, as provas eram de linguagens, matemática e redação. O candidato tinha uma hora a mais para concluir o segundo dia do exame, em relação ao primeiro dia.

No entanto, inúmeros participantes estavam insatisfeitos com esse modelo de aplicação, devido ao grande desgaste mental e emocional que as provas causavam, especialmente quando realizadas em intervalos de tempo tão curtos. Dessa forma, após o Ministério da Educação realizar uma consultoria pública, logo no início de 2017, as regras do edital passaram por alterações e, dessa forma, ficou decidido que naquela edição as provas seriam realizadas em dois domingos consecutivos. Além disso, as provas de humanas, linguagens e redação seriam aplicadas no primeiro domingo. Por outro lado, no último final de semana seriam aplicadas as provas de matemática e ciências.

Outras mudanças aconteceram nesses últimos anos, porém, não tão grandiosas como essas últimas citadas logo acima.

O Inep, Instituto Educacional Preparatório, afirmou que haverá mudanças. Contudo, não quis divulgar alguns trechos de antemão, por isso, para conhecer as novas regras será preciso esperar.

É importante ressaltar ainda a necessidade de os candidatos procurarem estar a par das novas regras previstas para o Enem 2018. Isso porque saber quais serão as mudanças logo no início é bom não só para que o candidato possa se preparar melhor para as provas, que serão aplicadas nos primeiros finais de semana do mês de novembro, como também faz com que o candidato chegue ao local da prova mais confiante. Até porque, sabe-se que para realizar uma boa prova e conseguir uma média satisfatória, é preciso bem mais que apenas dominar os conteúdos que são cobrados.

Nos dias de hoje, o Enem é considerado o segundo maior exame de seleção do mundo. No Brasil, podem realizar o Enem estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, como treineiros, isto é, podem realizar o exame, mas mesmo que alcançar uma pontuação suficiente para entrar em uma universidade, eles não podem participar dos programas de seleção. Por outro lado, aqueles que estão no 3º ano, último do Ensino Médio, já podem participar de programas governamentais que selecionam os candidatos para a formação de nível superior. Sendo assim, os programas são os seguintes Prouni, Fies e Sisu.

Outras informações em: https://www.enem2018.com/2018/03/20/edital-do-enem-2018-previsao-de-publicacao/

Website: https://www.enem2018.com/2018/03/20/edital-do-enem-2018-previsao-de-publicacao/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade