PUBLICIDADE

DINO

Prevenção continua sendo o melhor caminho para um sorriso bonito

1 jan 2019 - 06h31
Compartilhar
Exibir comentários

O que é preciso fazer para ter o sorriso dos sonhos? De acordo com o cirurgião dentista, Ronaldo Viotti, especialista mestre e doutor em Dentística Restauradora e professor da faculdade de Odontologia da Furb (Universidade Regional de Blumenau/SC), a resposta é simples: cuidar bem dos seus dentes. "Quem se preocupa em tratar bem os dentes, cuida e preserva o esmalte e a dentina. O sorriso mais bonito é o natural e a prevenção é o melhor caminho para garanti-lo", afirma.

Foto: DINO / DINO

Atuando na área de odontologia estética há quase 25 anos, Viotti afirma que hoje é comum pacientes irem ao consultório odontológico para laminar e facetar os dentes. "Hoje a odontologia estética está em primeiro lugar, quando, na verdade, este posto deveria ser o da saúde e da função dos dentes. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Tratamos pessoas e não somente dentes. Existem casos de pessoas que têm cuidados com a estética, mas não têm saúde gengival, periodontal ou do elemento dentário. Os procedimentos estéticos estão sendo realizados sem restrições de idade nem limites", alerta.

O cirurgião dentista recomenda que para ter dentes bonitos para a vida toda, é necessário escolher e ter acompanhamento de um bom profissional e se possível um especialista. Para isso, é preciso buscar informações dos casos já tratados, depoimentos de pacientes atendidos e ouvir uma segunda opinião. Jamais usar, por exemplo, somente o que circula nas redes sociais. "Isso pode ser um engodo e a pessoa se dar mal com a escolha", alerta.

Outros importantes aliados são os cuidados com a higienização bucal. "A melhor escova é a nova e o melhor creme dental, aquele que a pessoa está acostumada a usar e que não seja muito abrasivo. Atualmente as lesões dentais não cariosas relacionadas à erosão ácida e à abrasão estão com alta incidência entre as pessoas", diz.

Outra preocupação das pessoas que querem manter os dentes sempre brancos se refere aos alimentos. Existem aqueles que devem ser evitados para não manchá-los? Segundo Viotti, não. A propagada dieta branca, consumo de alimentos sem corantes, caiu por terra. Não é preciso evitar o consumo de café, açaí, chás, beterraba ou suco de uva, por exemplo, como se recomendava antes. "Quando falo sobre esse assunto, costumo comparar os dentes a um carro novo. Se você trafega por ruas de terra, ele fica empoeirado. É preciso lavar para ele não ficar sujo e ter de volta a pintura original. O mesmo deve ser feito com os dentes. Se você bebe vinho, tome água junto. Quando pedir um expresso, não deixe aquela água de lado", completa.

Lentes de contato e clareamento dental

Viotti, que foi vencedor da Galeria do Sorriso da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética) em 2017, alerta para o aumento do número de pessoas em busca das lentes de contatos nos consultórios odontológicos. "Em primeiro lugar, devemos lembrar que esse tipo de procedimento é irreversível. Por isso, devemos colocar limites nos pacientes. Nos casos de pequenas modificações, o mais indicado é o uso da resina composta. O laminado cerâmico deve ser utilizado apenas para aqueles que necessitam de grandes modificações, como dentes com alterações de forma e tamanho, canal tratado e escurecido, dentes com muita resina e alterações graves. É preciso preservar o esmalte e a dentina", explica. Ele também comenta que as lentes de contato não são recomendadas para pacientes muito jovens.

Apesar do procedimento ser cada vez mais procurado pelos adolescentes de 14 e 15 anos, Viotti desaconselha: Lentes de contatos em pacientes muito jovens, nem pensar. Para eles, o mais recomendado é o clareamento dental, mas com uso de um gel fraco. "O clareamento é o primeiro degrau do tratamento estético, pouco invasivo com excelentes resultados", afirma. Existem limitações para dois casos: a eficiência é menor para dentes com muitas restaurações e quase nula para dentes com cerâmica. O cirurgião dentista explica que lactantes e gestantes podem fazer este procedimento, desde que seja feito no consultório odontológico. "O profissional usará todos os equipamentos necessários e terá cuidados para evitar que o paciente não degluta o clareador e o gel nem toque na saliva", esclarece.

Website: http://www.atitudecom.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade