0

Prefeitura de Marília lança 17 cursos de capacitação EAD durante pandemia

8 jul 2020
18h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Prefeito Daniel Alonso, de Marília (SP), lançou 17 cursos gratuitos de capacitação por Ensino a Distância (EAD) através do convênio Programa Comunitário de Formação Profissional com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - São Paulo (Senai-SP). Trata-se de uma importante oportunidade de qualificação de trabalhadores e população em geral.

Foto: Ceprom Marília - Daniel Alonso / DINO

Os inscritos optarão pelos cursos que desejarem e terão prazo máximo de 20 dias após o início da turma para concluí-los. Existem opções que variam entre 14 e 20 horas de carga, porém a formação depende unicamente do empenho e disponibilidade do aluno.

Os cursos são compostos em módulos, aplicações práticas, estudos de caso, atividades, testes e avaliação final. Aos que concluírem dentro do prazo e atingirem as competências e critérios, além das notas necessárias, será conferida certificação.

O certificado é emitido pelo Senai, com reconhecimento em todo o país, e encaminhado no e-mail cadastrado pelo aluno concluinte. No documento constarão dados do participante, a portaria de reconhecimento da qualificação pelo MEC, a carga horária e o nome da Prefeitura de Marília como parceira responsável pela qualificação.

O prefeito Daniel Alonso destacou que é mais uma oportunidade que a Prefeitura cria através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

"O Senai é um grande parceiro nosso para a formação técnica de trabalhadores. Estes cursos trarão conhecimento técnico aos participantes que poderão facilitar a entrada ou o retorno deles ao mercado de trabalho", disse o chefe do Executivo.

Matrículas

As matrículas serão através do Portal da Prefeitura - www.marilia.sp.gov.br/ - em decorrência do momento de pandemia de Covid-19. É possível se inscrever desde o dia primeiro de julho.

Para se inscrever é preciso ter no mínimo 14 anos e estar cursando a 6ª série do Ensino Fundamental. No caso do curso de atendimento telefônico e desvendando o BIM, a idade mínima é 16 anos e o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental ciclo 1.

Os cursos ofertados são: Atendimento Telefônico; Consumo Consciente de Energia; Desvendando a Blockchain; Desvendando a Indústria 4.0; Desvendando o BIM; Economia Circular; Empreender SENAI; Excel Básico; Finanças Pessoais; Fundamentos da Logística; Lógica de Programação; Metrologia; Noções Básicas de Mecânica Automotiva; Preparação para o Mundo do Trabalho; Propriedade Intelectual; Segurança no Trabalho; Tecnologia da Informação e Comunicação.

A confirmação da inscrição acontecerá por e-mail em até 10 dias. Mais informações podem ser obtidas no Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília) pelo telefone (14) 3454-0976.

Depoimentos

O lançamento oficial da parceria aconteceu no dia primeiro de julho, na sede do Ceprom, e contou com as presenças da secretária Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social); do coordenador do Ceprom, Lucas Rodrigues Honorato; do vereador Marcos Rezende (presidente da Câmara); do diretor do Senai de Marília, Ronaldo Sotrate Júnior; do reitor do Univem (Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha), Luiz Carlos de Macedo Soares; do pró-reitor de tecnologia e inovação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco; do secretário de Educação, Prof. Helter Rogério Bocchi; e de Dirlene Guimarães, coordenadora de Relações Institucionais do Sesi.

O diretor do Senai-SP em Marília, Ronaldo Sotrate Júnior, destacou a importância da parceria com a Prefeitura visando à empregabilidade, durante e pós-pandemia.

"Estes cursos ajudarão aqueles que estão desempregados a encontrar um emprego e aqueles que já estão no mercado de trabalho a manter seus postos. Eles são totalmente on-line e focados para a era do conhecimento, como Indústria 4.0, Fundamentos de logística, entre outros", disse Sotrate.

O coordenador do Ceprom, Lucas Rodrigues Honorato, agradeceu a parceria com o Senai e informou que o Univem também está participando deste projeto.

"O Univem está oferecendo a Plataforma Educacional Google For Education para capacitar os professores e a plataforma será algo permanente em todos os cursos do Ceprom, trazendo melhores condições de aprendizagem aos alunos", afirmou Honorato.

Já o pró-reitor de Tecnologia e Inovação do Univem, Elvis Fusco, destacou que cada vez mais a tecnologia é necessária no nosso cotidiano.

"A Plataforma Educacional Google For Education traz para o nosso cotidiano toda a tecnologia necessária para o treinamento de profissionais de educação", declarou Fusco.

A secretária Wania Lombardi informou que os cursos oferecem qualificação profissional prática que será muito útil para os trabalhadores.

"Aqueles que já estão empregados terão a oportunidade de melhorar seus conhecimentos e com isso buscar ascensão no trabalho e os desempregados terão mais uma oportunidade de qualificação para o retorno ao mercado de trabalho", avaliou Wania.

O secretário da Educação, Helter Rogério Bocchi, lembrou que a Prefeitura em virtude da pandemia da Covid-19 já vem ministrando aulas a distância para os alunos da rede municipal de ensino e acredita que esta modalidade de curso que está sendo oferecida pela parceria vem em um momento muito importante para a cidade.

"Oferecer a qualificação profissional a distância neste momento em que há necessidade do distanciamento social com certeza ajudará não só os trabalhadores que buscam uma vaga no mercado, como aqueles que já estão empregados", disse Bocchi.


Redes sociais Prefeito Daniel Alonso

Instagram https://www.instagram.com/prefeitodanielalonso/
Site https://www.danielalonso.com.br/


Reportagem por Leonardo Moreno



Website: https://www.danielalonso.com.br/

Veja também:

Explosão no Líbano: BBC visita epicentro do desastre no porto de Beirute
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade