0

Por que uma plataforma própria focada em vendas é muito mais eficiente?

24 nov 2018
08h19
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O uso de aplicativos de delivery para restaurantes já se tornou uma tendência entre os consumidores. Mas nem todos os apps funcionam da mesma maneira; não para os clientes e certamente nem para os donos de restaurante, que lidam com a parte administrativa da ferramenta. O que se vê é que nem todos os players levam em consideração o comportamento de compra online ou priorizam todos os elementos envolvidos no caminho de compra dentro de um aplicativo ou site.

Foto: DINO / DINO

Nesse sentido, uma plataforma própria e especializada em vendas terá ferramentas muito mais específicas e eficientes para oferecer a melhor experiência aos clientes e restaurantes. Afinal, o aplicativo de delivery não deve ser apenas um ambiente virtual no qual os clientes entrarão para fazer um único pedido, mas também uma ferramenta que possibilite a manutenção de um relacionamento mais próximo e duradouro. Por isso, é muito importante que a ferramenta conheça todos os pontos pelos quais um cliente passa, desde o cadastro para fazer a primeira compra até o feedback sobre a experiência de compra, sem mencionar o pós-venda, crucial para torná-lo um comprador recorrente. São justamente os detalhes - essenciais - que fazem toda a diferença na hora de escolher a opção mais adequada para o restaurante.

O aplicativo próprio não deve ser visto exclusivamente como um meio para efetuar vendas, um simples tirador de pedidos, mas como mais um dos elementos envolvidos na experiência do cliente como um todo. Uma má experiência durante a compra pode ter efeitos muito maiores do que se imagina, tanto em relação à compra em si quanto à possível fidelização desses clientes. Os aspectos que influenciam diretamente no comportamento dos clientes durante a compra vão muito além do que se imagina e chegam a ser surpreendentes num primeiro momento, pois envolvem desde a facilidade que ele sente para inserir as suas informações de localização até a disposição dos botões no painel de compra. Por mais insignificante que cada um desses elementos pareça ser, é necessário saber que tais preocupações são muito importantes no longo prazo.

Algo como tempo de carregamento da página, por exemplo, será responsável por mais do que a forma como eles realizam a compra; ele influencia ainda na vontade deles em realizar compras futuras. Numa pesquisa realizada pela Amazon em 2016, foi estabelecido que 2 segundos de carregamento é o tempo máximo que os clientes esperam antes de deixar a página de compra. E esse dado, já bastante expressivo, é apenas um pouco do que se pode observar a partir da análise do comportamento dos clientes diante de desempenhos padrões de aplicativos de compras. É só pensar que cada etapa percorrida durante o processo de compra se trata do cliente mostrando a intenção de consumo e a cada obstáculo a intenção dele precisaria aumentar para que a compra fosse concluída.

Um exemplo de plataforma que trata o processo de venda como algo de grande importância é a desenvolvida pelo Delivery Direto. São diversos os aspectos diferenciados oferecidos pela solução da empresa, como notificações por push, mensagens por SMS, mapas de calor, cupons de desconto, programas de fidelidade e as várias possibilidades de atualizações envolvidas em cada uma dessas ferramentas e em toda a organização da plataforma. Isso é o que faz da plataforma uma whitelabel, de modo que todos os restaurantes que a usam tenham os seus aplicativos configurados do jeito que preferirem. Algo que um dos clientes da marca - o Gabriel, do Gigas's Pizza - destaca é facilidade em fazer o pedido: "incrível ferramenta que guarda o último pedido do cliente, então em um toque ele já consegue fazer esse pedido de novo. Acho isso sensacional!".

Assim os restaurantes podem estabelecer uma comunicação única com os clientes, dando o tom que desejarem e sendo responsáveis pelo seu próprio sucesso. Todo o processo de integração entre restaurante, plataforma e clientes, contudo, não acontece de uma vez só, mas sim com a assistência dedicada da equipe de experiência do cliente, que guia os novos administradores para que eles possam desfrutar da ferramenta da melhor forma possível. Assim, a experiência de compra do cliente final não é apenas um meio para entregar o produto, mas o ponto central, que vai orientar o sucesso do dono de restaurante com a plataforma. O Gabriel conta também: "Eu acho a plataforma muito fácil de ser manuseada; o cadastro é muito fácil de fazer e muito mais fácil é realizar o pedido. [...] A plataforma é muito funcional, contendo apenas as informações essenciais. A navegação do aplicativo é muito rápida e os nosso clientes se adaptaram muito bem."

Dizer que uma plataforma é especializada em vendas é dizer que ela tem como preocupação central a conversão e constrói sua funcionalidade com base nas questões relacionadas ao cliente. A ideia principal é ter uma ferramenta fácil de mexer, que seja construída a partir da intuição do cliente na hora de realizar a compra; o mais importante é que o cliente não sinta nenhum tipo de complexidade em manusear a plataforma em que está fazendo o pedido.



Website: http://deliverydireto.com.br

Veja também:

Jogar em casa não está fazendo a diferença no Campeonato Alemão. Entenda o cenário
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade