PUBLICIDADE

DINO

Por que as áreas preservadas são tão importantes para a qualidade de vida das pessoas?

12 ago 2020 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários

A pandemia provocada pela Covid-19 reconfigurou o conceito de morar bem na grande maioria da população brasileira e do mundo.  Morar bem hoje, mais do que nunca, significa morar com qualidade de vida. Falar de qualidade de vida e  falar de meio ambiente, é falar de ar puro, é falar de evitar poluição sonora e lumínica.  Esses são valores de consumo cada vez mais procurados pelas pessoas. Neste contexto, quem não gostaria de morar em um bairro planejado com 350.000 metros quadrados de área preservada? Além de ser o único bairro planejado junto a Balneário Camboriú, a cidade mais destacada do litoral catarinense, o Colinas de Camboriú Village, da Embralot é uma referência enquanto empreendimento que oferece uma altíssima qualidade de vida para seus moradores. 

Foto: Valiphotos / DINO

A manutenção de uma área preservada em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural e construído (de valor ecológico, histórico, cultural, paisagístico e turístico). Esses espaços exercem, do mesmo modo, funções sociais e educativas relacionadas com a oferta de campos esportivos, áreas de lazer e recreação, oportunidades de encontro, contato com os elementos da natureza e educação ambiental (voltada para a sua conservação), proporcionando uma maior qualidade de vida às populações urbanas, que representam 84,4% da população do país", afirma a engenheira Dayana Karina Correa da Silva, atuante na loteadora Embralot. 

"O empreendimento Colinas de Camboriú Village possui uma área de preservação de cerca de 350 mil metros quadrados, produto da compensação ambiental, isso sem contar com a área verde que já é própria da implantação de um loteamento. A ideia é um bairro planejado onde a população tenha acesso à natureza, onde podemos encontrar espécies que são típicas daqui da região da Mata Atlântica como a Figueira, Tanheiro e aves como a Saíra-sete-cores, Gavião Tesourinha, Andorinhas e muito mais.  Então a vegetação que encontramos aqui é do bioma da mata atlântica" diz, a engenheira Dayana.

"Nos estudos realizados  para o licenciamento ambiental do empreendimento foi classificada como estágio médio de regeneração natural e parte dessa área que está sendo preservada atende a Lei da Mata Atlântica, preservando pelo menos 30% da vegetação que era encontrada aqui no local. A partir dessa supressão,  teve uma compensação de 340 mil metros quadrados aqui no próprio empreendimento e o restante de mais ou menos  60 mil metros quadrados é encontrado em uma região aqui próxima. As vantagens para os moradores em termos uma grande área de preservação, além do conforto e do bem-estar pela natureza em si, é a redução considerável do ruído do entorno que é absorvida pela vegetação, uma vez que  estamos localizados próximos à rodovia BR 101", alega a profissional.

A engenheira  Dayana Karina Correa da Silva prossegue: "Outras vantagens em termos uma área verde tão próxima da nossa moradia é com relação a drenagem e impermeabilização do solo, o empreendimento já conta com uma das cotas mais altas de terreno, além disso estas regiões de área verde melhoram o escoamento superficial da água da chuva fazendo  com que tenhamos menos chance de ter alagamentos".

"Os maciços florestais ainda trazem uma regulação no microclima da região. Em tempos onde a questão do aquecimento global é amplamente discutida, conseguimos trazer conforto térmico, variação climática menos intensa e amplitude térmica menor com relação a uma área urbanizada que não dispõem de vegetação".

"Outra vantagem é o senso de pertencimento que os moradores do bairro planejado terão, pois serão os principais fiscais e os cuidadores destas áreas de compensação", continua a profissional.

O Colinas de Camboriú Village da Embralot se destaca, além de ser o primeiro e único bairro planejado da região que está efetivamente em implantação, por esta cobertura florestal que está mantida no local e todos os outros fatores que já foram elencados aqui, trazendo grandes benefícios tanto para os moradores quanto para a  população no seu entorno.

Para saber mais acesse www.colinasdecamboriuvillage.com.br ou www.embralot.com.br

Website: http://www.colinasdecamboriuvillage.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade