PUBLICIDADE

DINO

Por ano, Brasil chega a gerar quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos

23 jan 2020 - 19h49
Compartilhar
Exibir comentários

Só em 2018, foram geradas quase 80 milhões de toneladas de dejetos urbanos sólidos, o que representa aumento superior a 1% na comparação com o ano anterior.

Do total, 72,7 milhões de toneladas (92%) foram coletadas, índice que também teve aumento em relação a 2017 (1,66%), demonstrando que a coleta aumentou um pouco mais do que a produção de lixo. Ainda assim, 6,3 milhões de toneladas permanecem sem recolhimento.

Os dados coletados são parte integrante do estudo "Panorama dos Resíduos Sólidos", da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Ao realizar a comparação entre os países da América Latina, o Brasil se encontra em primeiro lugar na produção de lixo, responsável por 40% do total gerado (ou 541 mil toneladas por dia, de acordo com a ONU Meio Ambiente).

Brasil possui déficit e precisa investir na gestão de resíduos

O Panorama mostrou o Brasil muito abaixo de outros países que estão no mesmo nível de renda, quando se trata de gestão de resíduos. O déficit do país é grande, e há uma demanda latente por medidas para adotar normas práticas de coleta e reciclagem e alavancar o posicionamento do Brasil frente a outras nações em desenvolvimento.

De acordo com o Panorama, existe uma camada da população que ainda não consegue ter acesso aos serviços de coleta: uma a cada doze pessoas não possui coleta regular de lixo porta a porta no Brasil.

Na visão da Abrelpe, a falta de recursos suficientes nas cidades ainda é um empecilho para o bom desenvolvimento de uma gestão de resíduos. Atualmente, após a crise econômica, os municípios se encontram bem endividados e não contam com os recursos que são necessários para investir mais em procedimentos de reciclagem.

Além disso, ainda falta preocupação e senso ambiental na população quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos para proteção da natureza. Muitas pessoas não dão a devida importância ao fato de que o lixo está destruindo o meio ambiente e provocando doenças. O Poder Público também não se preocupa o suficiente.

Gestão de resíduos de forma estratégica

Com os números alarmantes, fica claro o quanto é necessário que haja ações de empresas especializadas em gestão de resíduos, como a Sanepav, para que todo lixo descartado tenha sua destinação adequada, além de toda a cooperação da sociedade na utilização e descarte de lixo de forma mais consciente.

A Sanepav oferece à sociedade diversos serviços em gestão de resíduos, que visam minimizar tais problemas e fazer com que a redução dessa quantidade (80 milhões de toneladas de resíduos sólidos) seja possível. É tomada como ação da empresa os serviços de varrição, manual e mecanizada, de guias e sarjetas das ruas e de locais públicos. O serviço é feito por maquinário e sistema de roteirização via GPS.

Além disso, dispõe de uma usina de reciclagem, sendo sócia da SP&E, em que essa usina realiza a transformação do plástico por meio de equipamentos preparados para este fim.

A Sanepav acredita que, para combater de forma agressiva os problemas relacionados ao lixo, é fundamental haver boas práticas de gestão de resíduos para atenuar os problemas que são gerados anualmente.

É ideal navegar pelo site para obter maiores informações sobre os procedimentos da empresa.

Sanepav no Tribunal de Contas | Por dentro da Sanepav

Website: https://sanepav.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade