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Política e eleições desde cedo: colégio promove projeto de liderança juvenil

Em tempo de eleições e discussão acirrada sobre posturas políticas, eles não ficam de fora

9 out 2018 - 17h52
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Em tempo de eleições e discussão acirrada sobre posturas políticas, eles não ficam de fora, afinal tudo ouvem e para quase tudo têm respostas prontas. As crianças e adolescentes da atualidade são assim, a grande questão é: quando e como começar a inserir a criança na democracia? Até que ponto é bom estimular as discussões no campo da política e quais as discussões que fazem parte do momento que as crianças e adolescentes estão vivendo?

Foto: Colégio Liceu Jardim / DINO

Para a psicanalista Ilana Katz, doutora em Psicologia e Educação pela FE/USP e pesquisadora do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, "nunca antes um tema permeou as questões de todas as crianças, seja diretamente ou nas brincadeiras", afirma. Ilana, que há mais de 20 anos atende crianças de todas as idades, trouxe um alerta importante em entrevista recente à BBC Brasil ao refletir sobre crianças gritando "não vai ter golpe" ou mesmo em discussões quentes com amigos ou simplesmente batendo panelas na varanda.

Para o Colégio Liceu Jardim, no Grande ABC paulista, o exercício da democracia pode ir além de discussão e se tornar capacitação, desde que motivadas de uma forma assistida e ponderada, dentro do ambiente e momento da criança. A escola, que há 14 anos desenvolve o projeto "Escola de Líderes" para alunos do ensino fundamental e médio, acredita que essa é a maior contribuição que a escola pode dar com relação a esse assunto. O trabalho começa no início do ano com a eleição dos líderes de classe. O processo é acompanhado pelas orientadoras educacionais, que promovem uma profunda reflexão sobre a importância e o papel do líder. Em seguida, os eleitos ficam responsáveis por representar os interesses da turma, tendo a oportunidade de expressar suas ideias, opiniões e contribuir com sugestões para melhoria dos processos escolares.

"Ao longo do ano, os líderes participam de diversos encontros com a equipe gestora do colégio e, no segundo semestre, são convidados para a Convenção dos Líderes de Classe. Durante a Convenção, cientes da sua responsabilidade como líderes e representantes de sala, apresentam as propostas sugeridas pelas turmas e elegem (através de votação) as mais convenientes, que ajudarão a nortear os projetos da escola em 2019. Nosso olhar está justamente nessa produtividade, na condução das ideias por meio de um processo de gestão eficiente", explica o diretor do colégio, Professor Daniel Contro, que soma mais de 25 anos de carreira educacional e gestão nesse setor. Neste ano, a 14ª edição do evento foi realizada no dia 04 de outubro, no Hotel Blue Tree, com cerca de 100 alunos participantes (estudantes com idade entre 7 e 17 anos).

Segundo a orientadora pedagógica Adriana Dimitrov, o comportamento, a educação e o comprometimento dos alunos são os grandes destaques do dia, cujo o objetivo é desenvolver no grupo o papel de líder e conscientizá-lo sobre a sua importância como representantes de um grupo.

Nesta edição do evento, compareceram o vereador Edson Sardano e o secretário adjunto da prefeitura de Santo André, Evandro Banzato, que receberam das mãos dos alunos uma carta com sugestões para melhorar a cidade endereçada ao prefeito Paulo Serra. Durante a programação, os líderes ainda assistiram as palestras do aluno Matheus Barbosa,  do 7º ano, sobre "O Fenômeno da Diversão Produtiva", e do Prof. Benedito Muniz, sobre "O líder que as pessoas querem e apoiam".

Para a aluna Mariana França Pavan, da 2ª série do Ensino Médio, ser líder de sala a ajudou a vencer a timidez e descobrir sua maior vocação: a comunicação. "No ano passado, fui para Harvard e, junto aos meus amigos, apresentei um projeto lá, que foi uma experiência incrível. Com certeza eu não teria conseguido se eu não tivesse dado o primeiro passo, assumindo o desafio de ser líder de classe quando ainda estava no 8º ano", diz.

Sobre o Liceu Jardim

Em 1998, iniciaram-se os estudos para implantação do Liceu Jardim em Santo André. Não havia demanda para uma nova escola, ao contrário, constatava-se excesso de oferta de vagas na cidade. Como, então, viabilizar uma nova escola de grande porte - a maior estrutura de Santo André - num mercado sem demanda? Só havia um caminho viável: que o Liceu Jardim representasse um projeto pedagógico diferenciado, trazendo para a região o padrão de ensino dos grandes colégios de São Paulo e com referências internacionais de qualidade. Ao longo dos anos, os resultados dos alunos nos mais concorridos vestibulares nacionais, no Enem e nas grandes olimpíadas acadêmicas comprovaram o sucesso da escola. De acordo com o resultado do Enem 2017, o Liceu Jardim figura em 1º lugar no ABC, 3º no estado de São Paulo e 16º no país (ranking publicado no jornal Folha de São Paulo - escolas com mais de 61 alunos participantes). Nos vestibulares, o Liceu Jardim detêm um dos maiores índices de aprovações em universidades públicas. Em 2018,  93% dos formandos conquistaram suas vagas em universidades como USP, UNICAMP, UNESP, UNIFESP, UFABC, entre outras. O Liceu Jardim propõe-se a formar indivíduos conscientes, capazes de dimensionar e redimensionar conhecimentos, que se realizem como pessoa e contribuam para o bem comum, utilizando-se de sua capacidade intelectual de interação e liderança. A Escola propõe a criação de espaços para a participação crítica, criativa e ética dos alunos que, orientados pelos princípios do respeito humano, possam caminhar em direção ao exercício responsável da cidadania, em seus múltiplos papéis.

Website: http://www.liceujardim.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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