7 eventos ao vivo

Poder público une forças com startup para reduzir acidentes

10 out 2019
09h24
  • separator
  • 0
  • comentários

Segundo o Conselho Federal de Medicina, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil a cada 1 hora. Além dos óbitos, nos últimos 10 anos, são 1,6 milhões de pessoas feridas, representando um custo de R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: trânsito seguro / DINO

Frente a esses números, Valinhos lança Laboratório de Segurança no Trânsito no dia 31 de outubro, quinta-feira, em parceria com a startup Drive for Life, idealizadora do curso de direção defensiva 100% online.

A meta para reduzir acidentes está diretamente relacionada à elevação da consciência dos motoristas. Mas afinal, como manter um constante programa de reciclagem de motoristas?

Para responder a essa pergunta, a Prefeitura de Valinhos abre espaço para inovar com startup do setor, tendo em vista implementar solução prática e viável.

A proposta é disponibilizar cursos de direção defensiva aos motoristas da cidade em um contexto educacional, visando medir os resultados de diminuição de acidentes ao longo do ano.

"A ideia é desenvolver estratégias para engajar servidores públicos, educadores e pais dos alunos da rede municipal", confirma o Secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino.

Esta iniciativa integra a mobilização mundial em comemoração ao mês das cidades (outubro), apoiada pela ONU-Habitat. O tema "Diálogos Para o Futuro" inspira projetos de inovação para a melhora da vida nas cidades conectadas.

"A  proposta deste movimento é lançar um projeto de impacto social no trânsito, tendo como compromisso medir os resultados a partir de um trabalho de conscientização, englobando, tecnologia, inovação e educação de trânsito", confirma o prefeito de Valinhos Orestes Previtale Júnior.

As empresas da cidade que necessitam possuem programas de gestão de frotas poderão aderir ao projeto de forma espontânea, potencializando as ações educacionais de utilidade pública, fazendo-se cumprir legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece que a educação para o trânsito deva ser efetivada nas escolas de 1º, 2º e 3º graus em ações coordenadas com os municípios.

Curso Drive for Life

O curso de direção defensiva Drive for Life está sendo implementado em grandes empresas que têm como objetivo manter os seus colaboradores em constante programa de reciclagem.

"Medir resultados de um tema tão sensível, que envolve risco de vidas é um desafio que só será satisfeito com a união entre tecnologias e consciência", afirma Detlef Altwig, um dos idealizadores do curso, que estará  ministrando palestra no evento de lançamento do Laboratório de Segurança de Trânsito.

A ideia de Laboratório de Segurança de Trânsito é justamente abrir espaço para implementar soluções tecnológicas. Atualmente, com a 4ª Revolução Industrial, as cidades terão a seu dispor uma série de soluções de sensoriamentos e monitoramento inteligente. Iniciar essa ponte de evolução pela consciência do motorista é a estratégia do Laboratório.

Com essa iniciativa outras cidades terão como implementar esta solução para dialogar com as tendências de melhorar a conectividade da cidade, dentro do conceito de cidades inteligentes.



Website: https://driveforlife.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade