PUBLICIDADE

DINO

PNLD 2020 distribuirá obra literária para língua portuguesa e inglesa

O PNLD possui um amplo acervo com obras didáticas e literárias, além de obras pedagógicas que buscam implementar o que é previsto pela BNCC.

25 jul 2019 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), além de fazer a distribuição de livros didáticos, também realiza o envio de livros literários para as escolas. Em 2020, o programa mantém suas características, que incluem também a distribuição de livros literários. 

Foto: DINO / DINO

Obras didáticas e literárias para utilização pedagógica são materiais que o programa busca disponibilizar. Em 2020, cada instituição de ensino terá dois novos títulos de obras literárias para cada um dos quatro anos do Ensino Fundamental II. 

Pautando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a oferta de livros literários busca ampliar e diversificar o trabalho de leitura. Dessa forma, distribuir obras literárias de Língua Portuguesa e Língua Inglesa visa um claro objetivo: proporcionar que as escolas adequem suas práticas e seus currículos à Base. Essa distribuição abrange livros impressos a serem utilizados pelos alunos e o manual do professor, constituído por material impresso e material digital. 

As obras literárias, assim como as obras didáticas, foram inscritas individualmente e serão reutilizáveis, tendo o ciclo de quatro anos. Obrigatoriamente, os livros contêm informações que contextualizam tanto o autor quanto a obra literária. 

Além disso, o PNLD separa as obras em quatro perspectivas: idioma (português ou inglês), categoria — que podem abranger os 6º e 7º ano, em uma categoria, ou 8º e 9º, em outra — tema e gênero literário.  

Na perspectiva do tema, considera-se o público que terá acesso aos livros. Entre as sugestões de temas dados pelo edital do PNLD 2020 estão "autoconhecimento, sentimentos e emoções", "o mundo natural e social", "aventura, mistérios e fantasia" e "cultura digital no cotidiano do adolescente". 

Quanto aos gêneros, o edital conta com seis. Sendo todos muito ricos e complexos, a escola encontra uma infinidade de opções de trabalho que podem dialogar com as obras didáticas selecionadas. Dentre as muitas opções, o docente pode encontrar poemas, contos, crônicas, novelas, teatro e até histórias em quadrinhos. 

Todos esses aspectos buscam otimizar a seleção das obras, de modo a garantir excelência no processo. O professor possui um papel importantíssimo nesse processo, uma vez que ele é o profissional que utiliza os materiais adotados. Para que as obras sejam aproveitas de maneira mais eficiente, o programa distribui o Manual do Professor. 

O que é Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 

Muito importante para a educação brasileira, o PNLD é um programa desenvolvido pelo governo federal brasileiro para atender escolas públicas de educação básica. Por meio dele, obras didáticas e paradidáticas são disponibilizadas em todo território nacional. Seu objetivo é garantir, de forma gratuita, materiais de qualidade para instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. 

O programa se baseia e justifica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que garante a distribuição de material didático com parte do dever do Estado, desde 1996. Os responsáveis pela realização do PNLD são o Ministérios da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cabe a eles avaliar, comprar e distribuir as obras nas escolas públicas.  

Objetivando a qualidade dos materiais distribuídos, o PNLD define características para as obras. Com um catálogo rico em opções, as escolas podem decidir entre as obras que mais se adaptem as metodologias aplicadas. Todas as diretrizes do edital são pensadas de modo que as obras sejam qualificadas e aprovadas pelo programa, buscando implementar em sala de aula o que é previsto pela BNCC. 

Website: https://www.edocente.com.br/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade