PUBLICIDADE

DINO

Planejamento estratégico e sua importância no cenário empresarial

20 dez 2019 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários

Planejando para 2020 e estabelecendo metas, o prato principal de visionários em busca da superação. "Entendo que um planejamento pessoal é assunto contínuo, um hábito a ser desenvolvido e cultivado, e não uma introspecção de minutos à beira de uma queima de fogos". Estas palavras são de Daniel Spitaletti, de 29 anos, profissional das áreas de Negócios Internacionais, Inteligência de Mercado, Vendas, Exportação & Importação. Daniel é graduado em Relações Internacionais pela UNESP (Franca/SP), e atuou em empresas como FEMSA Coca-cola, Target Trading e Falconi. Atualmente está sendo orientado em um processo de Coaching pela Success People —empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas, localizada em São Paulo que atua em todo o território nacional— onde é assessorado por Neiva Gonçalves, Diretora e Coach de Carreira da empresa.

Foto: DINO / DINO

É muito comum ao final do ano, profissionais estabelecerem inúmeras metas arriscadas, entendendo a importância de promover desafios, e elaborar objetivos para o próximo ano como expandir os negócios, comprar uma casa e perder peso. O problema é que este pensamento é um grande erro, já que será praticamente impossível atingir tantas metas em um curto prazo de tempo. Especialistas garantem que a análise de como estamos atualmente é importante antes de planejar. Perceber se ao final da semana nos sentimos animados, envolvidos com os propósitos definidos é o primeiro passo: "definindo um único objetivo e planejando ações estratégicas para alcançá-lo em um período de um ano, provavelmente a vitória será certa. Trata-se de direcionar os esforços, planejando ações consistentes. Meta sem planejamento é um mero desejo", comenta Neiva. 

Para Neiva Gonçalves o alinhamento estratégico é fundamental na hora de traçar as metas: "o entendimento dos objetivos, associado ao conhecimento das necessidades. Este é o caminho na busca pelo planejamento. Surpreendentemente muitos profissionais desconhecem os valores do que praticam no dia a dia, este conflito não legitima as metas elaboradas. A visão dos motivos pelos quais o profissional atua, para quem somos indispensáveis, ou que "mundo" transformamos com nossas ações, são as respostas primordiais para definirmos nossas estratégias.

Daniel Spitaletti, que se prepara para os novos desafios de 2020, concorda que o direcionamento dos esforços é o atributo para quem busca atingir as metas, no campo pessoal e ou profissional: "em efeitos práticos, entendo o cotidiano com o pensamento de longo prazo, mapeando e reduzindo incertezas (que sempre existirão), mas com a manutenção de uma consciência limpa em dedicar sua finita energia para o que realmente faz sentido. Da minha experiência, é tratar-se de modo tão importante quanto as demandas críticas do trabalho, família e sociedade, que evidentemente estão contempladas, e que ressoam com a qualidade de sua resolução pessoal. Algo como o artista vem antes de sua obra. Deste modo, é entender que a questão leva tempo, esforço, disciplina, reflexão e equipe (e aqui a ajuda de profissionais e pessoas de confiança podem facilitar/potencializar o processo), demandando registro documentado, acompanhamento regular das frentes de ação e sua consequente reavaliação. Enfatizo ação orientada e readaptação às conjunturas". 

Compreender o que de fato tem importância e fará importância, e estabelecer as metas com objetividade necessária, sem pressa para alcançá-las, valorizando cada atitude e as pequenas conquistas estão inseridas nos principais programas criados para a elaboração do planejamento estratégico. Mas o que realmente significa ter um planejamento estratégico na hora de pensar em metas? O planejamento estratégico refere-se a escolha de ações e sua execução em busca da formulação de objetivos. Trata-se da implantação de novas técnicas para o posicionamento no mercado. É importante antecipar os custos das iniciativas e entender que as melhorias contínuas são uma parte vital de estratégias bem-sucedidas.

Para entender mais a fundo sobre planejamento estratégico e sua importância no cenário empresarial, basta visitar: www.successpeople.com.br

Website: http://www.successpeople.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade